Saiba o que pesquisar sobre a empresa antes de se candidatar
Especialista explica que informações você deve buscar para não chegar ao processo de seleção como quem caiu de paraquedas
Fernanda Bottoni, do Click Carreira
Você já deve ter ouvido falar que é preciso “fazer a lição de casa” e pesquisar muita coisa sobre a empresa em que quer trabalhar para não chegar à entrevista ou à dinâmica de grupo com aquela cara de quem acabou de cair de paraquedas. Certo? Ok, mas você sabe exatamente que informações precisa buscar, onde pode encontrá-las e por que elas são importantes? Para tirar essas e outras dúvidas, consultamos Caroline Cobiak, coordenadora de jovens profissionais da Across, especialista em recrutamento de jovens profissionais. Veja o que ela diz.
1 – Em primeiro lugar, a lição de casa é importante para que os candidatos possam conhecer melhor a empresa, sua cultura, valores e entender se a empresa combina com seus objetivos de carreira, se o tempo de promoção de trainee para um cargo de gestor, por exemplo, é adequado às suas metas e se o programa de desenvolvimento está atrelado ao que você procura. “Essas informações são importantes, pois conhecendo a empresa, ele consegue identificar se o seu perfil está realmente alinhado”, diz ela.
2 – Todas as informações que você buscar sobre a empresa em que quer trabalhar serão importantes para auxiliar na execução das atividades online e presenciais. “Dados como área de atuação, principais concorrentes, faturamento, participação no mercado, inovações, ações de sustentabilidade e sociais, perfil dos funcionários, programa de desenvolvimento do trainee, se for o caso, cargo final que será ocupado no final do programa, novos negócios, países em que a empresa atua etc são sempre relevantes.”
3 – Buscar essas informações não é nenhum problema. Você pode começar pelo site da empresa e depois dar uma busca para pesquisar detalhes que ela não publica. “Outra dica é, caso conheça alguém da empresa, bater um papo para identificar como é o clima de trabalho, como são as equipes, como é o relacionamento das pessoas.”
4 – Durante a entrevista ou a dinâmica você não precisa ficar como se estivesse numa prova oral da escola, relatando tudo o que pesquisou de forma artificial. Seu conhecimento vai aparecer de forma natural, durante as atividades propostas e nas perguntas do recrutador. “Ele pode questionar o que motivou você a participar do processo e você pode utilizar o que pesquisou para justificar a decisão”, recomenda.
5 – Durante a seleção você também pode fazer perguntas para esclarecer o que não conseguiu descobrir sozinho. Por exemplo, se não conseguiu descobrir qual a participação da empresa no seu segmento, aproveite um momento em que o RH ou o gestor estiverem presente para perguntar. Com bom senso, claro. “Em uma entrevista com o consultor, as questões devem girar em torno de disponibilidade de mudança, dúvidas sobre desenvolvimento do programa, duração, local de trabalho, desafios de trabalho e projetos”, afirma Caroline. Mas atenção: não comece a perguntar só para parecer interessado, ok? “Só questione se for realmente relevante para a sua tomada de decisão e se a dúvida for auxiliar a decidir continuar no processo ou não.”