Senac e Amampa pactuam vagas gratuitas para o Pronatec
Devem ser pactuadas para os próximos três meses, cerca de quatro mil vagas entre 143 municípios.
Adrianne Vitoreli e Jéssika Sevilles, estagiária de Jornalismo
Com objetivo de ampliar o atendimento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) aos municípios goianos, o Senac Goiás, as Associações Municipais e a Secretaria de Estado de Cidadania e Trabalho (SECT) trabalham em parceria para oferecer cursos gratuitos para candidatos da Bolsa – Formação Trabalhador, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Devem ser pactuadas para os próximos três meses, cerca de quatro mil vagas entre 143 municípios.
Para realizar as novas pactuações, mapear um cronograma de ofertas e traçar um plano de divulgação e mobilização entre ofertante e demandantes, o Senac realiza reuniões técnicas com representantes dos municípios. Um grupo, composto por 22 municípios que fazem parte da Associação dos Municípios do Alto Meia Ponte e Adjacentes (Amampa), se reuniu no dia 10 de abril, na instituição.
Estiveram presentes a diretora de Educação Profissional do Senac, Maria de Lourdes Martins Narciso, coordenadores técnicos, gerentes e supervisores da instituição, a gerente das ações de qualificação profissional da Secretaria Estadual de Cidadania e Trabalho (SECT) e interlocutora estadual do Pronatec, Érika Tannus, o presidente da Amampa e prefeito de Caturaí, Jurandir Ribeiro e as primeiras damas como representantes dos municípios. No evento também foram discutidas ações da Conferência de Assistência Social dos municípios associados à Amampa.
A reunião técnica já aconteceu com municípios que fazem parte da Associação Sul Goiana de Municípios (ASGM). Estão previstas reuniões também com a Associação dos Municípios do Meio Araguaia (AMMA), Associação do Vale do São Patrício, Associação dos Municípios do Norte (Amunorte) e Associação dos Municípios do Extremo Sudoeste Goiano (Amesgo).