Pesquisa revela perfil dos finalistas dos programas de trainee
95% têm inglês avançado ou fluente, 92% já fizeram estágio, 54% fazem trabalho voluntário e 42% são engenheiros
Fernanda Bottoni, do Click Carreira
Uma pesquisa realizada pela consultoria de desenvolvimento profissional Seja Trainee desenhou o perfil dos candidatos a vagas de trainee que chegam às etapas finais dos processos de seleção.
Do total, nada menos do que 95% declaram ter inglês avançado ou fluente e 67% têm experiência internacional. Apesar de as empresas normalmente não exigirem experiência, 92% dos finalistas dos processos já fizeram ou fazem estágio. Outros dados interessante é que 54% dos entrevistados já fizeram ou fazem trabalho voluntário e 24% são membros de empresas juniores.
Entre os cursos de graduação dos finalistas, o de Engenharia fica isolado no topo, com 42%. Administração, com 18%, e Economia, com 11%, vêm em seguida. O quarto lugar é dos que fizeram Publicidade, 5% dos entrevistados. Do total, 70% estudaram em faculdades públicas.
Atirando para todo lado - O estudo comprovou também o que o mercado já vinha observando há algum tempo: 25% dos candidatos se inscreveram em mais de 20 programas de trainee. “Isso revela que nem sempre o discurso do candidato de que ele aquela é a empresa dos seus sonhos é real”, alerta Luiz Abdalla, CEO da Seja Trainee. “Mais de 80% dos finalistas se inscreveram em mais de 6 programas”, diz ele.
Ranking dos programas – Entre os programas de trainee, os entrevistados acreditam que o melhor seja o da Unilever, com 14% dos votos. Em seguida vêm Ambev, com 10%, Souza Cruz, com 8% e Nestlé, com 6%.
O que pesa mais – Para os candidatos, os principais critérios para escola dos programas que querem prestar são área de trabalho (citada por 52% dos entrevistados), nome da empresa e força da marca (47%) e estrutura do programa de trainee (também com 47%). O item remuneração e benefícios foi citado por apenas 19%.
Insatisfação – Entre os entrevistados, 69% estavam insatisfeitos ou muito insatisfeitos com o feedback recebido nos processos seletivos. Outros 56% estavam insatisfeitos ou muito insatisfeitos com o tempo de resposta entre as etapas dos processos.
Sem surpresas – Por fim, do total de finalistas entrevistados, 68% são da região Sudeste. Deles, 45% vivem em São Paulo (capital e interior) e 20% em Minas Gerais. A média de idade é de 23,8 anos e 68% deles se formaram em 2012. A Seja Trainee ouviu 380 jovens entre 3 de dezembro de 2012 e 9 de janeiro de 2013.