01.03.2013

Postado por Senac Goiás

crédito: Comportamento

Dicas para não perder produtividade com as redes sociais

Se você não consegue se desconectar durante o trabalho veja como minimizar os efeitos negativos desse hábito para sua carreira

Fernanda Bottoni, do Click Carreira

 

Quantas vezes você checa as redes sociais durante o trabalho? Se tomar todas essas horas, quanto tempo você deixa de trabalhar para curtir e compartilhar conteúdo com os amigos? Hum... se a resposta for complicada – ou constrangedora – saiba que você não está sozinho. Uma pesquisa da PageTalent, consultoria dedicada a seleção de estagiários e trainees, mostrou que 45,2% dos jovens usam as redes sociais no trabalho. Deles, 42% passam pelo menos uma hora do expediente nessa atividade.
 
Claro que usar as redes sociais exageradamente pode prejudicar seu desenvolvimento profissional, né? Para evitar que isso aconteça, confira 7 dicas de Christian Barbosa, especialista em administração do tempo e produtividade.
 
1 – Seja seletivo nas suas redes – Quantidade não é qualidade. Para que participar de redes sociais que não são relevantes? O ideal é focar nas principais, naquelas em que seus amigos e interesses estão localizados.
 
 
2 – Cancele e-mails de notificações – Todas as redes permitem configurar o aviso de recebimento de e-mails. O melhor é cancelar todos, assim você acessa quando quiser. Caso contrário, vai ser difícil controlar a vontade de saber o porquê você foi “taggeado” na foto da seu amigo.
 
 
3 – Determine horários – Não sou contra ver seu Facebook durante o horário de expediente, sou contra o abuso. Caso queira acessar as redes no trabalho para fins pessoais, utilize seus horários antes ou após o expediente e seu horário de almoço. Eu costumo ver e responder minhas redes no final do dia, em casa.
 
 
4 – Siga pessoas relevantes – Para que seguir gente que não tem nada a ver ou que o conteúdo se tornou irrelevante? Faça uma dieta de pessoas que você segue, repare nos próximos dias quem não tem agregado valor e simplesmente deixe de seguir.
 
 
5 – Utilize agregadores – Existem sites e softwares que permitem centralizar suas redes sociais ou atualizar a partir de um único post.
 
 
6 – Aproveite seu tempo de espera – Eu gosto muito de atualizar minhas redes quanto estou no aeroporto ou esperando para começar um evento. Aproveitar esse tempinho é muito válido desde que seu celular ou tablet estejam habilitados para tal. Existem centenas de softwares para esses dispositivos que mandam muito bem.
 
 
7 – Rede social não requer “real time answer” – Não se sinta obrigado a responder uma mensagem na mesma hora em que a pessoa te enviou. Se fosse urgente de verdade, ela encontraria outra forma de falar com você. Se você cria esse péssimo hábito de responder assim que chega, além de acostumar mal as pessoas, vai perder muito tempo desnecessariamente.

Leia também

Facebook
Twitter
Instagram
Atendimento On-line Segunda a sexta: 8h às 19h Sábado: 8h às 13h