Coach ensina a aproveitar férias para turbinar carreira
Você pode tirar um tempo para você, aprimorar seus conhecimentos e voltar ainda mais conectado com o seu mercado
Fernanda Bottoni, do Click CarreiraTudo bem, depois de ralar muito em 2012 você merece um descanso, mas isso não significa que possa passar todo o período de férias sem pensar em nada. Se seus planos para 2013 são audaciosos e se você quer, de fato, que este seja um ano sensacional para sua carreira, preste atenção nas dicas de Irineu Pinheiro, máster coach trainer do Instituto Brasileiro de Coach (IBC) para aproveitar esse período e voltar com força total ao trabalho ou aos estudos.
Tempo para você - Para começar, as férias são um bom momento para descansar o corpo e a mente da rotina diária de trabalho e se afastar do estresse e das pressões. “Esse desacelerar é fundamental porque o acúmulo de cansaço favorece os maus resultados e, consequentemente, impacta na produtividade”, diz ele. Pois é, se engana quem imagina que tirar férias é perder tempo. Muito pelo contrário. Ter um tempo única e exclusivamente para você mesmo é essencial.
Invista no autoconhecimento - Outra recomendação é a de utilizar esse período para fazer uma reavaliação precisa de suas ações, evoluções, pontos de melhoria e resultados profissionais e pessoais. “Com a correria do dia-a-dia, isso muitas vezes fica em segundo plano.” Com este autoconhecimento, diz Irineu, o profissional retomará as mais disposto, mais consciente de suas capacidades, mais criativo e focado nos objetivos que deseja alcançar em sua carreira.
Passe longe dos e-mails – Irineu afirma também que, para aproveitar o período, o melhor é evitar acessar e responder e-mails de trabalho. “Configure uma mensagem automática, informando seu período de férias.”
Viajar é preciso – Outra dica é a de aproveitar para viajar, ficar mais com família, amigos, namorado (a) e fazer aqueles programas divertidos e relaxantes que nunca têm vez na correria. “Se não der para viajar, aproveite para conhecer melhor os atrativos de sua cidade: vá ao cinema, praia, clube, parques, museus, exposições e também permita divertir-se, com responsabilidade e moderação, em festas e comemorações.”
Pronto para aprender – Para quem é do tipo que não consegue se desconectar totalmente do trabalho e quer se manter focado em seus resultados também no período de férias, vale a pena aproveitar este tempo “livre” para fazer um curso de atualização ou um intercâmbio para aprimorar uma língua, ampliar seus conhecimentos sobre outro tipo de cultura etc.
Com as antenas ligadas – Não é porque você está de férias que pode se desligar do mundo. “Procure ler livros e revistas com conteúdos relacionados ao seu trabalho e afins, como também acessar sites de jornais ou revistas para manter-se atualizado sobre as notícias e tendências do seu mercado.” Essa prática, mesmo que de forma menos compromissada, possibilita ter novos insights e criar novos hábitos de leitura.
Quando o descanso é indispensável – Para os que se sentem esgotados, no entanto, Irineu faz um alerta: há momentos em que é preciso desligar todas as chaves e descansar apenas. Isso ocorre quando o profissional chega ao seu limite físico, emocional e mental. “Muitas vezes por conta da correria diária, optamos por ignorar os sinais de cansaço, como insônia, irritação, dores de cabeça, perda de atenção, sobrepeso”, diz ele. No longo prazo, tudo isso isso pode prejudicar sua saúde, seus resultados e, claro, sua carreira. Fica a dica.