Quer saber como render mais no trabalho? Aprenda a dormir!
Consultora do sono dá dicas para quem quer afastar a insônia e acordar com as baterias recarregadas
Fernanda Bottoni, do ClickcarreiraDormir bem pode ser um grande aliado para um bom rendimento no trabalho e prevenção do estresse. Como afirma enata Federighi, consultora do sono, a redução do período do sono pode causar danos cognitivos, irritabilidade e liberação do principal hormônio relacionado ao estresse, o cortisol. “O sono reequilibra o organismo produzindo, além do GH (hormônio responsável pelo crescimento e renovação dos músculos), a serotonina, o hormônio responsável pela sensação de prazer”, diz ela.
A seguir veja suas dicas para garantir noites bem dormidas e dias bem aproveitados:
- Ao dormir, dê preferência à posição lateral, a mais indicada pelos especialistas. Tanto faz se é do lado direito ou do lado esquerdo. Quem dorme de lado deve usar um travesseiro para apoio da cabeça, e outro entre os joelhos, que devem estar semiflexionados.
- Escolha o travesseiro certo. Ele deve preencher exatamente o espaço entre a cabeça e o colchão, alinhando a coluna cervical com o tronco, melhorando a circulação sanguínea e facilitando os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos.
- Fuja de estímulos sonoros que possam atrapalhar o sono. Hora de dormir é hora de silêncio.
- Durma em ambientes escuros. A luz prejudica os ciclos biológicos e a produção hormonal, já que quando dormimos na claridade as produções de cortisol e melatonina são interrompidas, dando uma sensação de cansaço pela manhã.
- Coma alimentos leves antes de deitar. Evite aquele que promovem o aumento dos níveis de insulina (acionando o metabolismo) e que podem influenciar na qualidade do sono. Quanto maior a refeição noturna, maior dificuldade de digestão e pior o sono.