31.08.2012

Postado por Senac Goiás

crédito: Extraclasse

O que esperar do Gerenciamento de Projetos nas empresas?

O Gerenciamento de Projetos alia o conhecimento técnico com a competência gerencial

Adrianne Vitoreli

As empresas cada vez mais se preocupam com a qualidade dos projetos e consequentemente o alcance de melhores resultados. Em entrevista ao Pontual, Marcos Baroni, instrutor do curso de Gerenciamento de Projetos: MS Project do Senac Elias Bufáiçal fala da importância do curso, ferramentas e mercado.

 

 

Pontual: O que o aluno aprenderá no curso MS Project? E como pode aplicar isso na profissão?

Baroni: O aluno aprenderá sobre a metodologia do PMI (Project Management Institute - www.pmi.org.br) que foi criada para orientar as empresas a gerenciarem seus projetos buscando melhores performances e resultados. Falaremos sobre as 9 áreas do conhecimento (escopo, custo, tempo, qualidade, RH, integração, comunicação, aquisições e risco). Na segunda parte do curso, usaremos uma ferramenta muito interessante, que inclusive, faz parte do pacote Office, que se chama MS-Project. Ela permitirá que os alunos cadastrem suas atividades e recursos e controle (gerenciem) seus projetos com mais segurança.

 

 

Pontual: Qual a importância dessa 'competência' no mercado de trabalho?

Baroni: Cada vez mais o mercado vem buscando profissionais que consiga aliar o conhecimento técnico com a competência gerencial. Após este curso, o aluno perceberá que a gestão efetiva e eficaz é algo inerente ao sucesso de um projeto e que não basta o conhecimento técnico para atingi-lo.

 


Pontual: Para quais profissionais você indica o curso?

Baroni: Basicamente para profissionais que ocupam posições estratégicas, independente de sua área de atuação: Engenharia, Turismo, Cerimonial de eventos, TI, dentre outras.

 

 

Pontual: Qual o diferencial do MS Project do Senac?

Baroni: O curso não foca exclusivamente a parte prática da ferramenta. O nosso plano de curso tem uma carga horária suficiente para abordar os pontos do planejamento para que posteriormente o aluno possa levar esse conhecimento para a prática da ferramenta. Esse é o grande diferencial e que de fato faz "toda diferença". Não adianta um aluno saber Excel, por exemplo, se não sabe matemática. Nosso curso prepara o aluno para as áreas do conhecimento do PMI para que depois a ferramenta possa ser consequência de seu planejamento.

 

---------------------------------------------

Marcos Baroni é Professor há 15 anos, atualmente trabalha no Senac Goiás, Universidade Paulista, Faculdades Objetivo, Faculdade Alfredo Nasser e Instituto de Pós Graduação (IPOG) nas áreas de Gestão, Tecnologia da Informação e Design. Trabalha com consultorias em Gestão de Projetos com foco no cliente e objetivo de alavancar novos negócios e melhores resultados.

 


Leia também

Facebook
Twitter
Instagram
Atendimento On-line Segunda a sexta: 8h às 19h Sábado: 8h às 13h