Escassez de mão de obra deve acelerar promoção dos mais jovens
Pesquisa da Amcham revela que 80% dos RHs acreditam no aumento de gestores da Geração Y.
Rachel Sciré, Click Carreira
Jovens devem ocupar, cada vez mais, cargos de gestão nas empresas. A afirmação é o resultado de uma pesquisa realizada pela Câmara Americana do Comércio (Amcham) com profissionais de RH – 80% acreditam no aumento de gestores da Geração Y.
O cenário de escassez de mão de obra qualificada seria a justificativa para a rapidez das promoções de jovens a cargos de chefia. Para 74% dos entrevistados, acelerar os planos de carreira de jovens é hoje uma importante estratégia para reter talentos e impulsionar a competitividade de um negócio. Diante disso, 33% dos consultados informaram que suas companhias já executam programas de formação de jovens líderes e outros 37% indicaram sentir a necessidade de começar a realizar esse tipo de ação em curto prazo.
Treinamento para a liderança – Qualificação profissional e coaching são os principais investimentos necessários ao promover um jovem a posição de liderança, segundo 67% dos profissionais de RH. Monitoramento e avaliação de desempenho dos novatos (13%) e criação de planos de carreira personalizados (11%) são outras preocupações. De acordo com os executivos ouvidos, os setores que mais necessitam de promoção acelerada de jovens são: tecnologia (34%), varejo (18%), comunicação (15%) e indústria (10%).
A pesquisa foi realizada com 85 profissionais de RH durante reunião do comitê de Gestão de Pessoas da Amcham-São Paulo. O grupo é composto por consultores, executivos e profissionais de Recursos Humanos de grandes, médias e pequenas empresas.