Programa apoia projetos de pesquisa entre Brasil e Espanha
O programa tem como objetivo apoiar projetos conjuntos de pesquisa e cooperação científica das instituições de ensino superior do Brasil e da Espanha que promovam a formação em nível de pós-graduação e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores.
MEC
Pesquisadores interessados em participar de projetos conjuntos de pesquisa entre instituições de ensino superior brasileiras e espanholas têm prazo até 21 de setembro para se inscrever. No Brasil, a entidade responsável é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Na Espanha, o programa é coordenado pela Direção Geral de Universidades (DGU), vinculada ao Ministério da Educação, Cultura e Desportos (MECD).
O programa tem como objetivo apoiar projetos conjuntos de pesquisa e cooperação científica das instituições de ensino superior do Brasil e da Espanha que promovam a formação em nível de pós-graduação e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores. Os projetos conjuntos de pesquisa selecionados terão início em 2013.
De acordo com o edital nº 40/2012, serão priorizadas as áreas de ciências econômicas, educação, matemática, ciências biológicas, meio ambiente, ciências do mar, tecnologia, tecnologia de alimentos, química, psicologia, agricultura e o controle de pragas e ciências do esporte.
As propostas de pesquisadores brasileiros devem estar vinculadas a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes, ter caráter inovador e prever a publicação conjunta de artigos científicos, entre outros requisitos. A equipe proponente brasileira deverá contar com, no mínimo, dois docentes doutores vinculados a um programa de pós-graduação, além do coordenador, que deve ser detentor do título de doutor há pelo menos cinco anos.
O edital prevê a seleção de projetos nas modalidades conjunto de pesquisa, missões de trabalho e missões de estudo. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, mediante preenchimento de formulário. Dúvidas podem ser esclarecidas por mensagem eletrônica ou pelo telefone (61) 2022‐6830.