Comunicação acolhedora ou Comunicação Não Violenta (CNV)
Diferente da forma tradicional de se comunicar, este tipo de comunicação requer mais empatia e observação em relação a outra pessoa
João LacetA comunicação acolhedora nas empresas, frequentemente associada à Comunicação Não Violenta (CNV), é um modelo que promove interações mais empáticas e respeitosas entre funcionários de uma organização. Essa abordagem incentiva a expressão autêntica dos sentimentos e necessidades, criando um ambiente onde todos se sentem ouvidos e valorizados. Ao priorizar a escuta ativa e a compreensão, as equipes conseguem resolver conflitos de forma mais eficaz e construir relacionamentos de confiança, o que se reflete em um clima organizacional mais positivo e colaborativo.
Implementar práticas de comunicação acolhedora pode resultar em uma série de benefícios tangíveis para as organizações. Quando os colaboradores se sentem à vontade para expressar suas ideias e preocupações sem medo de julgamentos, a criatividade e a inovação florescem. Além disso, essa forma de comunicação ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, melhorando a saúde mental no trabalho. Ao cultivar um espaço onde o diálogo aberto é encorajado, as empresas não apenas promovem o bem-estar de seus funcionários, mas também aumentam a eficiência e a produtividade, resultando em um desempenho organizacional mais sólido e sustentável.
Para detalhar um pouco mais sobre este tema, o Momento Senac Saber traz pontos importantes sobre a comunicação acolhedora. A instrutora de aprendizagem e professora do Curso Técnico em Recursos Humanos do Senac Goiás, Ava Gardney Padilha da Silva, comentou sobre as melhores estratégias para realizar uma comunicação acolhedora com foco no fortalecimento das relações, bem como para criar um ambiente positivo entre a equipe.
A instrutora do Senac disse que “a comunicação acolhedora ou mais conhecida como comunicação não violenta, tem como objetivo no mundo corporativo, facilitar as comunicações de forma empática, tentando entender os porquês e sentimentos de cada pessoas, com foco em chegar, de forma assertiva, em um ambiente de trabalho mais acolhedor.”
Este tema faz parte do Momento Senac Saber que é uma iniciativa do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.
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