“Tão simples quanto mandar mensagem”, afirma Miguel Lannes sobre a IA
Chefe de Inteligência Artificial da Exame palestrou na Arena Missão Digital Senac no segundo dia da Expo Fecomércio
Senac GoiásNo segundo dia de Expo Fecomércio o Senac Goiás levou para o palco da Arena Missão Digital o chefe de Inteligência Artificial da Exame, Miguel Lannes. A palestra “Inteligência Artificial a serviço do comércio” aconteceu às 18h e reuniu diversos visitantes interessados no tema. De acordo com Lannes, seu objetivo com o tema foi provocar o público a começar a usar a IA e entende-la como uma grande alavanca para o trabalho e a produtividade. Durante a explanação, Lannes apresentou exemplos práticos de como ele usa a IA no dia a dia.
De acordo com Miguel, a grande revolução da Inteligência Artificial diz respeito à usabilidade das inteligências artificiais. “Vivemos uma grande mudança de paradigma em relação à IA de dois a três anos para cá. Ela de fato era um tipo de tecnologia que exigia um conhecimento técnico em programação, em python ou em desenvolvimento de software para conseguir acessar e usar. A grande revolução que vivemos foi na usabilidade”, comentou.
O profissional da Exame contou que recebe mensagens das pessoas perguntando se aprenderão a usar a IA. “Se a pessoa está me mandando essa mensagem pelo Whatsapp ou pelo Instagram a resposta é sim, porque é tão simples quanto mandar uma mensagem. A diferença, que não é a única, mas é relevante, é que quem vai te responder não é um outro ser humano, mas uma máquina que vai imitar um ser humano e dependendo vai até responder até melhor a depender da qualidade da pergunta que você faz”, explicou.
Lannes exemplificou falando sobre o ChatGPT, a IA mais popular atualmente. “Você manda uma mensagem explicando que tem uma empresa de calçados e um sapato rosa, feminino, que não tem saída. Então você pede para a ferramenta te sugerir dez estratégias para conseguir escoar esse produto. Pode ser que nenhuma delas possa ser exatamente a que você quer, mas uma delas dá um caminho. Então você pede que ela explore mais o caminho que você mais gostou e vai interagindo. Percebe como ela é uma entidade fora do seu negócio, que você vai municiando informações e contextos sobre o seu negócio e ela vai te ajudando a resolver os problemas? Seja escoar uma mercadoria encalhada, seja responder um e-mail, fazer uma postagem para rede social, escrever ou analisar um contrato, e por aí vai. São várias aplicações possíveis da IA”, complementou, mostrando como os profissionais do comércio de bens, serviços e turismo podem usar as inteligências artificiais a favor do seu negócio.
Outro ponto destacado por Lannes foi a forma como a IA está transformando o mundo o trabalho, pois de acordo com ele, assim como aconteceu devido ao advento da internet, o advento da IA também irá modificar a forma como as pessoas trabalham.
“Antes da internet era tudo 100% presencial. Para mandar uma mensagem de um lugar para o outro era por fax e demorava. As coisas não eram instantâneas. A internet mudou não só como o médico ou o advogado trabalham, mudou como todo mundo trabalha. Ela acelerou a dinâmica de trabalho dentro das próprias empresas. A IA é uma nova tecnologia com essa característica, ela modifica a dinâmica de trabalho das pessoas. Assim como a internet, ela cria novas categorias de profissão. Não existia, por exemplo, a profissão de gestor de mídia social, criador de site, enfim, a gente vai ver uma nova indústria ligada à IA, de pessoas que produzem vídeos com IA, imagens com IA, criam agentes de IA, gestor de inteligências artificiais. Além de modificar as profissões que já existem atualmente, ela cria novas profissões, novas oportunidades e novos produtos que beneficiam o comércio”, salientou.
Arena Missão Digital
Com o tema “Inteligência Artificial a serviço do comércio”, a 2ª edição da Expo Fecomércio aconteceu de 17 a 20 de outubro no Centro de Convenções de Goiânia e contou com a Arena Missão Digital, espaço do Senac Goiás que contou com diversas palestras ao longo de todos os dias. Além de Miguel Lannes, subiram ao palco grandes nomes como Luiz Felipe Pondé, Dante Amaral, Otaviano Costa, Andrea Ioro e Bruno Romano, além de instrutores do Senac e profissionais de empresas de renome, como TOVS, Check Point, Nutanix, COREJUS, entre outros. Foram abordados temas como Chat GPT para o seu negócio; Riscos e ética no mundo da inteligência artificial; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) para sua empresa; Varejo 4.0; Segurança Cybernética para o seu negócio; Gamificação corporativa e muito mais.
Durante esta edição, aconteceram simultaneamente a Feira do Empreendedor do Sebrae Goiás e da 17ª Feira do Imóvel do SecoviGoiás. Durante a exposição, o Senac também ofereceu aulas show de Gastronomia e o Sesc show culturais, sendo que o fechamento ficou por conta do grupo de samba Demônios da Garoa, no Bar da Expo, oferecendo ao público música boa e comida de boteco.