Presença de autoridades e oficina kids marcam o segundo dia da Arena
O evento contou com a participação de importantes líderes do setor, além de uma oficina de donuts para crianças e uma feira de artesanato que valorizou a cultura do Cerrado.
O segundo dia da Arena Gastronômica Senac na cidade de Goiás foi marcado por diversas atividades e pela presença de importantes autoridades do setor. Entre os presentes estavam o presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi; o diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim; o vice-presidente financeiro da CNC, Leandro Domingos; o prefeito de Goiás, Aderson Gouvea; e o presidente do Sindtur, Ricardo Rodrigues; reforçando o compromisso das instituições com o desenvolvimento gastronômico e cultural na região.
O presidente da Fecomércio, Sesc e Senac, Marcelo Baiocchi, destacou a missão do Senac. "Não poderíamos deixar de prestigiar este evento, idealizado pela Federação do Comércio, Sesc e Senac, com o apoio da CNC, nossa entidade maior. Nosso objetivo é entregar cultura e educação à sociedade. Valorizamos profundamente a gastronomia, pois acreditamos que, através dela, é possível gerar mais renda, emprego e qualificação aqui na cidade", disse.
“O Senac Goiás tem cumprido sua missão de transformar vidas através da educação. É gratificante ver um circuito gastronômico proporcionar tanto conhecimento e impactar positivamente a cidade,” frisa o diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim.
Na ocasião, o vice-presidente financeiro da CNC, Leandro Domingos, parabenizou os organizadores pela realização do evento e destacou o compromisso do Sesc e Senac com a sociedade. "Trabalhamos para o bem-estar da sociedade como um todo, e hoje estamos aqui prestigiando um evento gastronômico de grande relevância. A gastronomia movimenta o mundo, e no Brasil, de norte a sul, temos uma riqueza gastronômica espetacular. É gratificante ver tantas pessoas buscando aperfeiçoamento. Nosso principal objetivo é capacitar e formar profissionais", afirma.
Durante o evento, a oficina Kids fez grande sucesso, proporcionando às crianças uma experiência prática e divertida na cozinha. João Gabriel Siqueira, de 8 anos, ficou encantado em aprender a preparar donuts. "Eu amei participar da oficina. Ficou uma delícia. Vou vir amanhã novamente", disse João. Sua mãe, Adria Siqueira, destacou a paixão do filho pela gastronomia, mesmo sendo tão jovem. "Em casa, ele sempre gosta de ajudar. E aqui, além de aprender a fazer donuts, o chef ensinou às crianças como se comportar dentro de uma cozinha ", comenta.
O chef Marco Tullio Abras expressou sua gratidão pela oportunidade de participar de um festival tão importante para o fomento gastronômico. "Hoje, ensinamos a fazer o famoso pirulito de porco. Esse Circuito de Goiás não só enriqueceu a gastronomia, mas também valorizou toda a cultura da cidade. Espero que essa iniciativa se espalhe por outros municípios".
Com elementos do Cerrado, valorizando a riqueza e a diversidade cultural da região, o Circuito Gastronômico também abriu espaço para artesãos vilaboenses. Os visitantes puderam apreciar e adquirir produtos únicos, confeccionados com matérias-primas locais, como sementes, folhas e fibras, que refletem a identidade e a tradição da comunidade.
O Circuito Gastronômico segue promovendo a integração entre gastronomia, cultura e educação, oferecendo uma programação diversificada para todos os públicos. O festival é uma realização do Senac, do Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, e do Sindicato de Turismo e Hospitalidade (Sindtur), com apoio da Goiás Turismo, Goiás Social, Sebrae, Associação dos Restaurantes, Pousadas, Hotéis e Similares (ARPHOS), Bonfrigo e Prefeitura municipal de Goiás, conta também com a organização de São Bento Produções e Eventos.