18/07/2024

Postado por Senac Goiás

crédito: Good practices

Senac Goiás recebe gestores das Escolas de Idiomas do País

Encontro inédito das escolas de idiomas Sesc aconteceu dia 16/7, no auditório da Fecomércio Goiás com representantes do Departamento Nacional (DN), GO, CE, MG, PE, RN, RS, RR e SP


Representantes das escolas de idiomas do Sesc e Senac do Departamento Nacional (DN), GO, CE, MG, PE, RN, RS, RR e SP, de forma inédita, participaram da reunião good practices -compartilhamento de boas práticas, na tarde do dia 16 de julho, no auditório da Fecomércio, em Goiânia. O evento antecedeu a 20ª edição da Braz-Tesol - conferência internacional, que discute o tema ‘informar para transformar’, entre os dias 17 e 20 de julho, no auditório do Sesc Cidadania. De acordo com a gerente da Escola de Idiomas Senac Goiânia, Carolina Lima, o evento foi uma “prévia da conferência internacional, com participação de vários estados, onde conhecemos as boas práticas dos centros de idiomas Senac. Nossa premissa foi apresentar como cada regional trabalha nos seus territórios, fortalecer nossos laços, integrar os programas e potencializar o segmento de idiomas. É a primeira vez que esse encontro acontece e estamos muito felizes em receber todos os participantes”, afirma.

A escola de idiomas Senac Goiás oferece aulas de inglês, alemão, espanhol e francês (em Goiânia) e inglês nas unidades Senac de Caldas Novas, Rio Verde, Jataí e Itumbiara. “Nosso diferencial é o projeto de certificação dos alunos pelo Toefl, que é um teste de proficiência com padrão reconhecido internacionalmente”, destacou a gerente Carolina Lima. Ela também relacionou alguns projetos implementados. “Temos o Family Day, com apresentação musical dos alunos no encerramento do primeiro semestre e o Christmas Night, com apresentação de músicas natalinas para o encerramento do segundo semestre”. As formaturas das turmas infantis, adolescentes e adultos e as visitas às embaixadas em Brasília (DF) completam os projetos educacionais da escola de idiomas Senac Goiás. 

O presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, Marcelo Baiocchi, destaca que, “nosso plantio está muito profícuo e queremos ter boas colheitas. Por isso, na escola de idiomas do Senac Goiás, demos um up grade, implementando o teste Toefl – certificação internacional, para que a escola de idiomas do Senac tenha esse altíssimo nível de formação e os nossos alunos já saiam com essa possibilidade de conquistar espaços nos mercados de trabalho nacional e internacional ou para que eles estejam preparados para entrar num mestrado ou num doutorado. Uma das grandes dificuldades é implantar os cursos de idiomas no ensino médio, porque ele nunca entra como matéria prioritária. Então, nós fizemos uma inserção inteligente e técnica e nossos alunos serão certificados ao longo do ensino médio, para que ele termine o 3º ano já com a certificação”, completa o presidente Marcelo Baiocchi.

Para o diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, “nosso compromisso é muito sério com nossos alunos, para sermos referência na educação. Nossas escolas de idiomas cumprem esse papel e realizamos junto com importantes parceiros. Por isso, nossos estudantes saem dos cursos com indicadores de sucesso, conquistando empregabilidade no mercado de trabalho. Nossos alunos são de baixa renda e tivemos, por exemplo, neste ano, resultados de alunos que ficaram nos primeiros lugares nas universidades federais, tanto de Goiás, quanto de outros estados. É muito bom termos isso como missão e o propósito de impactar tantas vidas de alunos e seus familiares de forma positiva”, ressalta.

“Esse encontro nacional das escolas de idiomas é inédito, o Senac Goiás tem o privilégio de receber profissionais reconhecidos no Sistema e o presidente Marcelo Baiocchi nos conduz como um líder vanguardista, pois ele tem essa visão de antecipar o futuro e trazer inovações. Nós praticamos uma gestão nas nossas escolas de idiomas que se tornou referência nacional e esse encontro é a consolidação desse trabalho”, finaliza Leopoldo Veiga.

Panorama

Departamento Nacional (DN) Sesc
“No pós-pandemia, as escolas ampliaram a carga horária e a oferta de cursos. Fizemos um diagnóstico sobre o ensino de línguas adicionais nas escolas Sesc e foram catalogadas mais de 220 línguas faladas no País. Nossos próximos passos serão ampliar o documento, oferecer formações relacionadas ao tema do bi/multilinguismo e apoiar a implantação na rede Sesc de educação”, informou Nathalia Carvalho, do Departamento Nacional Sesc.

Departamento Regional (DR) Sesc e Senac no Ceará (CE)
Segundo Paulo Bruno Lopes da Silva, representante do Ceará, “a escola de idiomas está em funcionamento há mais de 10 anos e oferece aulas de inglês, espanhol, francês e libras, nos níveis básico, pré-intermediário, intermediário e avançado. Exemplos de projetos no CE são: inglês e gastronomia; francês e turismo, jornada de transformação digital com inglês e inglês básico para viagem”, destaca.

Departamento Regional (DR) Sesc e Senac em Minas Gerais (MG)
Inglês, libras, português para imigrantes são os cursos oferecidos em 26 unidades de Minas. Próxima atuação da escola Sesc e Senac de idiomas no estado será a de capacitar a equipe do Museu de Inhotim, localizado em Brumadinho (MG), onde trabalham cerca de 500 profissionais, informou Márcio Proença, representante do DR de MG.

Departamento Regional (DR) Sesc e Senac em Pernambuco (PE)
A escola de Idiomas do Sesc e Senac (PE) existe há mais de 30 anos com a oferta de cursos de alemão, espanhol, italiano, francês e inglês, informou Thiago Chaves e Cristiane Prates. Dentre os projetos estão as celebrações de halloween, feira multisetorial, Senarte (Senac com arte), programação especial no Porto Digital e encontro de cultura e arte da língua inglesa.

Departamento Regional (DR) Senac no Rio Grande do Norte (RN)
Já são 25 anos de funcionamento da escola de idiomas Senac RN, com oferta de aulas de inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e libras, segundo as gestoras Cynthia Rossana, Dalliany Rocha e Glenda Jamile. O estado está reformando suas instalações físicas para melhor atender os alunos e já tem projeto para ampliar seus espaços em 2024, com a construção de nova sede. Unidades Alecrim, Centro, Zona Sul e Zona Norte estão na capital potiguar. O estado também já introduziu a inteligência artificial em suas atividades nas escolas de idiomas.

Departamento Regional (DR) Senac no Rio Grande do Sul (RS)
De acordo com a representante, Ana Carolina Morais Paulino, o Senac idiomas está presente em 42 cidades no RS, oferecendo aulas de inglês, francês, espanhol, italiano, libras e português para imigrantes, sendo que, já existem aulas de inglês para crianças a partir dos quatro anos. Intercâmbios, imersão dos alunos em hotéis para receptivo de turistas estrangeiros, conferência anual de formação dos docentes e consultoria de idiomas para outras escolas no estado são alguns dos projetos daquele estado.

Departamento Regional (DR) Senac em Roraima (RR)
Aulas de inglês, francês, espanhol, alemão, italiano e mandarim são oferecidas em Roraima, na unidade do Senac Paulo do Vale Pereira Filho, na capital, informou o representante, Vítor Júlio Martins Milhomem. Os alunos também participam de projetos especiais para consolidar o aprendizado, tais como, a entrega de trabalho interdisciplinar ao final de cada semestre; da esquina americana, parceria do Senac RR e a embaixada dos Estados Unidos, com exposição de trabalhos dos alunos e troca de informações com a embaixada; entrega de certificados ao final de cada semestre; feira cultural e intercâmbio são projetos implantados em RR. 

Departamento Regional (DR) Senac em São Paulo (SP)
Senac Casa Aberta é a denominação de evento cultural para apresentações de poesias. Cantos e saraus pelos alunos de idiomas do Senac (SP) destacam-se dentre os projetos desenvolvidos para os alunos. As aulas são de inglês, francês, espanhol, libras e português para imigrantes e refugiados. “A instituição facilita os processos de aprendizado para os alunos com as possibilidades de ensino à distância (EAD) e aulas presenciais, nos níveis básico, intermediário e avançado”, relatou a gestora Nielsi Gonçalves de Souza.


Leia também

Facebook
Twitter
Instagram
Atendimento On-line Segunda a sexta: 8h às 19h Sábado: 8h às 13h