Senac participa do Seminário Educação Profissional em Foco
O Seminário pretende contribuir com o debate de educação profissional no contexto atual
João LacetNos dias 18 e 19 de junho, o auditório do Sesc Cidadania recebe o Seminário Educação Profissional em Foco – Legislações, ferramentas e práticas. O Senac Goiás está presente no evento, além de ser parceiro como uma das principais instituições de ensino profissionalizante do país.
O evento tem como principal proposta contribuir com o debate de educação profissional tendo em vista o atual contexto de desenvolvimento econômico e os desafios para a sociedade. Um ponto importante do Seminário é o debate de relatos de experiências na e da Educação Profissional, que é considerado o ponto de partida para que as discussões sobre a temática em tela se materializem em proposições efetivas nas instituições comprometidas com a formação de jovens para uma atuação profissional.
Citamos também, como principais objetivos do Seminário, discutir o fortalecimento da Educação Profissional nos marcos regulatórios da educação brasileira, socializar experiências desenvolvidas na Educação Profissional em Goiás, no Brasil e em outros países e fomentar uma Rede de colaboração entre os agentes envolvidos com a Educação Profissional em Goiás.
Entre os temas em debate citamos: “Os Desafios da Inclusão na Educação”, “Transformação Digital da Educação Profissional e Tecnológica”, “Rumos da Educação Profissional no Senac: Inteligência Artificial e Modelo Pedagógico”, entre outros temas que levarão reflexão sobre a educação profissional no Brasil.
O presidente do Conselho Estadual de Educação de Goiás, Flavio Roberto de Castro, comentou sobre a importância e os desafios da educação profissional no Estado de Goiás. “Hoje estamos envolvendo todos os entes ligados à educação profissional, como as universidades, as secretarias de Estado, o sistema S, professores, coordenadores, entre outros atores ligados ao tema, no intuito de avançar nas discussões sobre a educação técnica e profissional que é a bola da vez, é a necessidade. Nós precisamos integrar o ensino médio regular ao ensino médio técnico-profissionalizante. Esse é um anseio da população e eu espero que ao final desses dois dias de Seminário nós consigamos fazer a união de todos esses entes e pelo menos, no Estado de Goiás, avançarmos na oferta de um ensino técnico-profissionalizante de qualidade.
A superintendente de ensino médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc Goiás), Osvany da Costa Gundim, representando a secretária de estado da educação, Aparecida de Fátima Gavioli, também comentou sobre a necessidade de ampliação da oferta da educação profissional no contexto atual e a importância do evento para os presentes. “Este é momento importante onde teremos a oportunidade de ouvir palestrantes que tem experiência e conhecimento suficiente para contribuir com o nosso pensar em política educacional, que dialoga com as necessidades dos nossos estudantes e do mercado de trabalho. Com isso, entendemos o quão necessário se faz que avancemos com relação a ampliação da oferta da educação profissional, pois pensar educação profissional para nós é pensar em atender os nossos estudantes nas suas perspectivas, necessidades e anseios.”
Eduardo Vieira Mesquita, advogado, professor, membro do Conselho Estadual de Educação e presidente da Câmara de Educação Básica, falou da contribuição da educação profissional e dos desafios que ainda é preciso enfrentar para que haja avanço neste tipo de ensino. “O evento hoje é muito importante. O Conselho conseguiu arregimentar instituições de ensino superior, o Sistema S e vários outros parceiros, além de órgãos de Estado para participarem desse evento, e ele é muito significativo porque nós temos uma grande demanda de avanço na área da educação profissional. Hoje, pelos últimos dados, são mais de cinco mil vagas para esse público do ensino médio, educação profissional no mercado de trabalho e, apesar de muita gente estar trabalhando, como é o caso que tem feito com a excelência o Senac e outros, mas ainda temos que avançar bastante porque existem frentes, postos de trabalho, aguardando esses jovens que têm esse anseio pelo seu primeiro emprego, por entrar no mercado de trabalho e poder também se desenvolver e continuar estudando.”
Nossa gerente da Unidade Senac Caldas Novas, Daiane Cecília Cruz Damacena, também está participando do evento e disse que “é muito gratificante poder estar neste evento em prol de um único objetivo, que é discutir a educação profissional, que é o carro chefe do Senac. Nós buscamos desenvolver habilidades em nossos alunos e percebemos que a educação profissional para o cidadão é muito importante, podemos falar que é como um ponta pé no início de uma carreira. Assim, percebemos nas nossas formações o quanto a educação profissionalizante ajuda os nossos alunos”, finalizou Daiane.
Luciana Carniello, gerente de educação regional Sesc e Senac e membro titular do Conselho Estadual de Educação, falou sobre o Seminário e o foco do Senac no contexto da educação profissional. “Esse evento é um Seminário de educação profissional tecnológica que tem muita importância aqui no nosso cenário do Estado de Goiás, em especial para o Senac. Somos o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e o nosso foco é justamente a oferta de cursos de educação profissional, sejam técnicos, de qualificação, de iniciação ou de formação continuada. E esses cursos estão inseridos num hall de portfólios que dialogam com outras instituições, assim como de outros parceiros do Sistema S, e que têm sofrido várias alterações do ponto de vista das normas, das leis. E nestes dois dias, nós teremos no evento grandes referências nacionais, tanto do Conselho Nacional de Educação quanto representantes do Ministério da Educação, que vão dialogar sobre legislações de normas para balizar os trabalhos do Senac aqui em Goiás.”
Leopoldo Veiga Jardim, diretor regional do Sesc e Senac, falou da importância do investimento na educação, promovida pelas duas instituições, bem como sobre a proposta que o Seminário traz em debater a educação profissional. “Em um momento em que o país está discutindo o ensino técnico como uma das prioridades do governo, Goiás sai na frente reunindo todos os atores importantes na construção da educação profissional, ou seja, quem faz educação técnica no Brasil está aqui. Nós temos tido vários exemplos que o investimento em educação, com nosso programa de gratuidade, tem dado certo, e o Senac tem feito um trabalho de ampliar suas ações em todo o Estado, onde nós lançamos a um mês atrás o primeiro curso técnico em Inteligência Artificial, com 180 vagas, obtendo quase seis mil inscritos, ou seja, as pessoas estão buscando novos conhecimentos, novas formas de aprender e essa é nossa missão.”