13 profissões do futuro que já são realidade
Surgimento de novas profissões está diretamente ligado ao avanço da tecnologia
Senac GoiásEstamos no começo de 2024 e este é o momento ideal para pensar em novas oportunidades de trabalho e novos negócios, sempre tendo a inovação em vista, visto que aquelas profissões que víamos nos filmes de ficção científica, as profissões do futuro, elas já são realidade.
Vários fatores contribuíram e contribuem para o surgimento de novas profissões, como destaca o gestor de Inovação do Senac, Gabriel Schimchak. “Essas profissões surgiram devido a fatores tecnológicos como a Inteligência Artificial Generativa, a Segurança de Dados, às tecnologias como o IoT e Blockchain; a fatores sociais como a pandemia que potencializou o home office; e também a fatores econômicos, como a Economia Circular, a Cultura GIG, o trabalho freelancer e muito mais”, frisa.
O gestor de inovação do Senac Goiás elencou 13 delas:
1. Engenheiro de Dados: Responsável por coletar, processar e analisar grandes volumes de dados para ajudar as organizações a tomar decisões informadas.
2. Cientista de Dados: Utiliza técnicas avançadas para analisar dados complexos e extrair insights valiosos, contribuindo para a tomada de decisões estratégicas.
3. Desenvolvedor de Aplicações para Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR): Cria aplicações e experiências imersivas para plataformas de VR e AR, utilizadas em setores como entretenimento, saúde e educação.
4. Especialista em Inteligência Artificial (IA): Desenvolve e implementa soluções baseadas em IA incluindo machine learning e processamento de linguagem natural.
5. Engenheiro de Robótica: Projeta, constrói e mantém robôs utilizados em diversas indústrias, desde manufatura até assistência médica.
6. Terapeuta Online: Oferece serviços terapêuticos pela internet, atendendo à crescente demanda por saúde mental e bem-estar online.
7. Consultor em Sustentabilidade: Ajuda empresas a implementarem práticas mais sustentáveis, considerando fatores econômicos, sociais e ambientais.
8. Engenheiro de Blockchain: Desenvolve e implementa soluções baseadas em blockchain, como contratos inteligentes e sistemas de gerenciamento de cadeia de suprimentos.
9. Especialista em Segurança Cibernética: Protege sistemas e redes contra ameaças cibernéticas, garantindo a segurança da informação em organizações.
10. Designer de Experiência do Usuário (UX): Cria interfaces intuitivas e experiências de usuário atraentes para produtos e serviços digitais.
11. Desenvolvedor de Aplicações de Saúde Digital: Projeta e implementa aplicativos e plataformas digitais para monitoramento da saúde, telemedicina e gestão de dados médicos.
12. Especialista em Energias Renováveis: Trabalha no desenvolvimento e implementação de soluções de energia limpa, como solar, eólica e outras fontes renováveis.
13. Especialista em Ética de Inteligência Artificial: Avalia e orienta o desenvolvimento ético de sistemas de IA, considerando aspectos como privacidade, equidade e transparência.
Desafios e oportunidades
Gabriel Schimchak avalia que alguns desafios relacionados às profissões estão ligados à automação e substituição de empregos, às desigualdades na adoção tecnológica, à necessidade de reskilling e upskilling constante, à ética e privacidade na tecnologia, à adaptação da educação formal, à equidade de gênero e diversidade, à segurança cibernética e proteção de dados, entre outros.
Para se tornar um profissional das profissões do futuro, “o segredo é a profissionalização constante”, afirma Gabriel. Ele orienta a buscar cursos formais, graduações e pós-graduações que forneçam conhecimentos específicos nas áreas emergentes; além da obtenção de certificações reconhecidas para validar as habilidades e conhecimentos; e também a juntar-se a comunidades online ou locais relacionadas à sua profissão para networking, aprendizado colaborativo e troca de experiências.
“Ao adotar uma abordagem multifacetada que combina habilidades técnicas e comportamentais com uma mentalidade de aprendizado contínuo, os profissionais podem se preparar de maneira eficaz para as oportunidades emergentes nas profissões do futuro”, diz Schimchak.
O Senac Goiás oferece formações técnicas e comportamentais que preparam o profissional para o mundo do trabalho, para conferir basta acessar o site sescgo.com.br.
O Momento Saber é uma iniciativa do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.