Amarê Fashion apresenta as várias vertentes da moda goiana
A Semana da Moda Goiana começa nesta terça-feira (29) e segue até o dia 2 de setembro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer
Para apresentar a moda goiana e todas as suas vertentes, a segunda edição da Amarê Fashion - Semana da Moda Goiana terá uma programação completa de desfiles, palestras, rodadas de negócios, talks, shows, exposições de marcas de slow e fast fashion, e muito mais. Realizada pelo Sebrae Goiás (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) junto com o Senac Goiás (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e o Governo do Estado de Goiás, por meio do Goiás Social e Secretaria da Retomada, o evento acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de agosto, 01 e 02 de setembro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia (GO).
De acordo com o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o evento possui o propósito de estruturar e consolidar o segmento de moda no Estado. “A Amarê nasceu com este princípio: juntar aqueles que fomentam e promovem a moda goiana e apresentá-los para toda sociedade da nossa capital e do Brasil. O que a gente deve enfatizar é que todos aqueles que estarão conosco, participando da Amarê 2023, terão a oportunidade de ver, de perto, os principais protagonistas, aqueles que realmente promovem, constroem e desenvolvem a moda no Estado”, ressalta.
Para Marcelo Baiocchi, presidente do Sistema Fecomércio Sesc-Senac, a Semana da Moda Goiana é uma oportunidade para mostrar o que Goiás tem de melhor. “A moda é um segmento com um peso enorme para nossa economia e desenvolvimento regional, movimentando milhões (de reais) todos os anos. Fazer parte de uma iniciativa tão importante para a economia do Estado, como a Semana da Moda Goiana, é uma realização, sobretudo porque sabemos que continuamos fazendo aquilo que sabemos fazer de melhor: capacitar, incluir, divulgar e expandir”, diz.
“A Amarê Fashion é uma possibilidade de divulgar e também de fortalecer o programa de apoio do Governo de Goiás aos APLs (Arranjos Produtivos Locais), com atenção especial ao setor têxtil. É uma política pública completa, que emancipa a população vulnerável com capacitação e renda; que fortalece a economia dos municípios porque o recurso investido na formação de cooperativas é gasto obrigatoriamente no comércio local, e tudo isso leva ao desenvolvimento econômico do estado”, pontua César Moura, secretário de Estado da Retomada.
E, para dar destaque ao tema Futuro e Sustentabilidade na Moda, a criação do novo conceito visual da Amarê Fashion foi assinada pelo artista visual Danilo Itty, que mesclou tecnologia à natureza, sem deixar de lado suas características artísticas. Assim, fauna e flora com aspecto alienígena se misturam a elementos tecnológicos na nova identidade visual da Semana da Moda Goiana.
Programação
Bruno Astuto, uma das maiores referências da moda no país, irá abrir esta segunda edição a convite do Senac, participando de um Fashion Talk com o tema: “O Futuro da Moda Nacional e Mundial”, no dia 29 de agosto, às 20 horas, que será mediado pelo consultor do Senac, Leandro Pires. A cerimônia de abertura da Amarê Fashion segue com a apresentação do show gratuito “O Rio continua lindo. E perto!” com o cantor carioca Mumuzinho, a partir das 22h. Já no dia 30 de agosto, a convite do Senac Goiás o estilista carioca Lucas Leão, reconhecido internacionalmente pelo uso de tecnologia em seus designs, ministrará a palestra “Transformação do mercado de moda para realização de roupas digitais”, às 14h30.
Ainda no dia 30 acontecerá o desfile desenvolvido pelos alunos da Senac Fashion School com a mentoria do estilista goiano Theo Alexandre, que participou das últimas três edições da SPFW. A coleção, que será apresentada às 20h, tem como inspiração o estilista João Queiroz (famoso na moda goiana e um dos pioneiros a incentivar a criação no Estado). Mais cedo, no mesmo dia, acontecem os desfiles das marcas Carmezim, Marlo Studio, Luiza Almeida e Mega Moda (com as marcas Meia Três, Bella Cora, Maroto Premium, Conceito e Bem Bella).
Na quinta-feira (31/08), além das rodadas de negócios, que ocorrerão durante toda a Amarê Fashion das 14h às 18h, haverá os desfiles das marcas Sol & Energia, Opera Fashion, FreiGeist, Ateliê Nathalha Cardoso e Mega Moda (Village Closet, Burguês, Diva Fashion, Tassara e Vitória Calvario). A partir de 14h30, a visual merchandising que já trabalhou para grandes marcas como Rolex e Natura Sylvia Demestresco irá se juntar a Eleonora Hsiung, Danila Guimarães e Thay Sanqueta no talk “Um novo olhar para a experiência do consumidor no ponto de venda”.
Já no dia 1º de setembro, será a vez das marcas M. Pollo, Duuo, D’Ster Moda Íntima, Nefélia e Mega Moda (By Mariana Freire, Adoro Plus, Maria Eduardina, All Fitness e Larissa Beach) desfilarem. Fora da passarela, Naya Violeta, Theo Alexandre, Rafael Aquino e Isa Silva participam do talk “A moda do futuro X o futuro da moda”, a partir das 14h30. A moderação ficará por conta da gerente estadual de moda do Sebrae Goiás, Thaís Oliveira. O lançamento do concurso Miss Afro e a apresentação do Projeto União Africana também fazem parte da programação do dia.
No último dia da Semana da Moda Goiana ocorrerá a etapa final do Concurso de Estilistas, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Estácio e Universo, a partir das 10h. As marcas Di Paula, Praxedes, Balada, Muchacha e os lojistas do Mega Moda (Ayla Thaynara, Face Jeans, Florê, Gesú e Nobreza) irão desfilar no sábado (02/09). O encerramento da Semana da Moda Goiana será feito com a voz e apresentação de Fernanda Abreu. O show acontecerá no Palácio da Música às 22h.
Confira a programação completa
29/08/23 (terça- feira)
8h30 Coletiva De Imprensa