17/07/2023

Postado por Senac Goiás

crédito: Momento Saber

Cuidados com a pele no tempo seco

O tempo frio e seco ocasiona algumas complicações para a saúde, inclusive potencializa algumas doenças dermatológicas

Senac Goiás
No inverno, devido ao frio e a redução da umidade do ar, é comum ocorrer complicações para a saúde, inclusive o aparecimento de algumas doenças dermatológicas. Pois neste período, o corpo perde água, deixando a pele desidratada e ressecada. No Momento Saber conversamos com o professor de Estética e Cosmética da Faculdade Senac, Cristiano Pereira, que dá algumas dicas de cuidados que devem ser tomados para manter a pele saudável.

Você pode estar se perguntando, porque o tempo frio e seco potencializa tanto as doenças dermatológicas? O professor do Senac esclarece que o clima faz com que o nosso organismo diminua a produção do manto hidrolipídico. “Essa proteção natural é a produção de sebo, óleo natural e do suor, fazendo com que a nossa pele fique mais propensa às intempéries, como o frio”, pontua. 

O professor do Senac destaca algumas doenças que são mais comuns nesse período:
• Eczemas – são as escamações e inflações da pele, que acontecem por conta do ressecamento.
• Rachaduras - principalmente nos pés.
• Rosácea – apesar de não ser uma doença causada pelo clima, o tempo seco pode potencializar os sintomas
• Psoríase – embora seja uma doença do âmbito emocional, quem tem essa doença sofre mais com o tempo seco.

Para evitar o surgimento ou agravamento de doenças, é necessário adquirir alguns hábitos de cuidados diários, como por exemplo, evitar banhos quentes e demorados, hidratar a pele com produtos corretos e beber bastante água. “Quando falamos em hidratar a pele, na verdade estamos é protegendo a saída de água do nosso corpo”, pondera Cristiano. 

Outra dica é o uso contínuo de filtro solar, mesmo se o tempo tiver frio. Além disso, é necessário usar roupas térmicas, que suavizam o impacto do vento e da baixa umidade. “Saiu na rua, o tempo está frio e ventando, é preciso se proteger, usar luvas, camisa de manga comprida, lenços e chapéus. Isso é muito importante para a proteção nesse período”, aconselha Cristiano.

O professor deu algumas dicas para quem sofre com o famoso “pé rachado”, assista o vídeo a seguir e confira. Se após tomar todos os cuidados a pele continuar ressecada e descamando, é aconselhável procurar por ajuda. “Somente um profissional vai poder devolver a vitalidade da sua pele, fazendo com que você tenha uma rotina diária tranquila”, finaliza.

O Momento Saber é uma iniciativa do Sistema Fecomércio Sesc-Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros. 



Leia também

Facebook
Twitter
Instagram
Atendimento On-line Segunda a sexta: 8h às 19h Sábado: 8h às 13h