27/06/2023

Postado por Senac Goiás

crédito: Momento Saber

Dicas para produzir marmitas em casa

Na correria do dia a dia, muitas pessoas encontram dificuldades em se alimentar adequadamente. Uma solução prática para esse problema é a produção da própria marmita

Senac Goiás

Uma alimentação saudável é um dos principais pilares para manter uma boa qualidade de vida. Porém, com a correria do dia a dia, muitas refeições são feitas fora de casa, dificultando o planejamento alimentar adequado e, consequentemente, pesando no bolso também. Uma alternativa prática é a produção da própria marmita, pensando nisso, o Momento Saber dessa semana conversou com o Chef Alessandro Silva, que trouxe algumas dicas para melhor produzir as marmitas em casa.

Uma das grandes dúvidas é como preparar uma marmita para que os alimentos não percam os nutrientes. Segundo Alessandro, é necessário priorizar os alimentos mais frescos e naturais. Além de que, com a produção da própria marmita, você pode controlar sua refeição de acordo com o seu gosto, em relação às cores, texturas e sabores. “É importante escolher bem os vegetais e legumes. Outro ponto importante é o planejamento”, orienta.

Outra dúvida frequente é como montar uma marmita e qual a proporção ideal de cada alimento. O chef de cozinha explica que é preciso dividir o prato para que se tenha todos os nutrientes que o organismo precisa. “Imagine um prato, divida ele em três partes iguais. A metade desse prato você coloca de vegetais e legumes. Depois vem os carboidratos (¼ do prato). A outra parte reserve para um molho de abóbora ou batata, por exemplo”, explica.

Com as marmitas já preparadas é hora de conservar esses alimentos, e esse momento também exige um pouco de atenção. Se possível, etiquete as marmitas, para não esquecer a data do preparo. “Na geladeira a marmita dura em torno de quatro dias, se for bem refrigerado. Já no congelador, uma marmita pode durar até três meses”, afirma.


Passo a passo para conservar saladas por mais tempo:

Higienize o alimento;

Seque bem;

Escolha o recipiente de armazenamento, pode ser um pote hermético ou um saco plástico;

Coloque um papel toalha por baixo, para ajudar na absorção da umidade.

 

Dicas para facilitar o seu dia a dia:

Separe ingredientes saudáveis e naturais

Antes do preparo, faça um planejamento

Organize os alimentos

Não coloque alimentos crus dentro da marmita

Separe um dia da semana para fazer as marmitas

Conserve a marmita de forma adequada, congelada ou resfriada

Por último, e não menos importante, seja feliz na hora da produção e elaboração de suas receitas.

 

O Momento Senac Saber é uma iniciativa do Sistema Fecomércio Sesc-Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.


Assista o vídeo completo e assista o vídeo completo:




Leia também

Facebook
Twitter
Instagram
Atendimento On-line Segunda a sexta: 8h às 19h Sábado: 8h às 13h