Data Science: conheça a área e veja o que faz um profissional de dados
A atuação de um cientista de dados é interpretar informações coletadas a partir de métodos tecnológicos cada vez mais aprimorados.
Senac GoiásData Science é uma área em constante crescimento devido a sua importância mercadológica. Conhecer o público alvo em suas particularidades se torna a principal atividade para o sucesso de uma empresa. Ações tomadas com base em conhecimento do negócio, tendo como suporte os dados fornecidos ao longo do tempo, se tornam assertivas.
Segundo o coordenador do curso de pós-graduação em Data Science da Faculdade Senac, Leonardo Pereira de Morais, o cientista de dados é o responsável por “reorganizar informações, identificar padrões e encontrar oportunidades e falhas. Assim, o cientista de dados tem se tornado uma peça-chave dentro de qualquer empresa e organização”.
A grande quantidade de informações combinadas às demandas, seu gerenciamento, novos regulamentos de privacidade exige um preparo inicial por parte das empresas em compreendê-los. A ampliação das tecnologias de computadores, redes e sensores que registram informações específicas de cada indivíduo aliado à redução de custos para armazenamento de grandes volumes de dados (big data), são os resultados obtidos e esperados diante de uma análise.
O que faz um cientista de dados?
O profissional de dados realiza funções que envolvem: análises estatísticas; identificação de padrões ou trends; criação de modelos de análise de dados; elaboração de processos ou produtos que se orientem pela inteligência artificial; teste de novos algoritmos e de modelos preditivos com machine learning e a construção de painéis para visualização de dados.
Leonardo ainda destaca que “com o avanço tecnológico, a ciência de dados ganhou bastante destaque devido ao surgimento e popularização de grandes bancos de dados além do desenvolvimento de áreas como machine learning. Aprimorar os conhecimentos das informações que esses dados carregam é de suma importância para uma análise mais profunda e assertiva de negócio”.
Quais são as habilidades esperadas para o profissional de dados?
As habilidades de um cientista de dados são: análise, gestão, integração, modelagem, documentação, monitoramento e programação de dados; capacidade estratégica e criativa para solução de problemas; dominar a linguagem de programação; diferentes pacotes de software, do banco de dados.
Para o professor, "o cientista de dados consegue prever tendências e comportamentos de mercado, por meio da análise dos dados estatísticos. Além de conhecer as estruturas dos bancos de dados e entender de programação principalmente Python e R. Isso possibilita o desenvolvimento da melhor estratégia para a organização facilitando as tomadas de decisões nas corporações.”
O coordenador informa que “segundo o relatório de 2020 do Fórum Econômico Mundial sobre profissões do futuro, os cientistas de dados serão os profissionais com maior aumento de demanda até 2025. O cientista de dados pode atuar em setores de tecnologia e negócios em geral, ou seja, qualquer corporação que precise de análise de dados para tomada de decisão irá demandar esse profissional”.
A pós-graduação de Data Science da Faculdade Senac encontra-se com inscrições abertas. O curso é voltado para quem quer aprimorar os conhecimentos das informações que esses dados carregam, e os processos são de suma importância para uma análise mais profunda e assertiva de negócio. Em sua formação o aluno será preparado para realizar análise e tratamento de dados utilizando, dentre outras técnicas, inteligência artificial, para tomadas de decisão voltadas ao mercado. Assim, será capaz de propor novas soluções empresariais baseadas no conhecimento adquirido pela análise dos dados.