Gestão de Projetos Sociais: os caminhos formativos para essa carreira
Senac Goiás abre turma de pós-graduação em Elaboração e Gestão de Projetos Sociais e busca preencher demanda de profissionais
Senac GoiásA área de gestão de projetos sociais vem crescendo nas organizações nos últimos anos, porém a disponibilidade de profissionais qualificados ainda é restrita. As metodologias aplicadas na pós-graduação auxiliam os profissionais do setor social a organizar, gerenciar os projetos e melhorar o funcionamento trazendo soluções para as organizações.
Ter noção e prática da aplicabilidade da legislação e atuação no terceiro setor facilita a responsabilidade social, atuar com interdisciplinaridade e visão holística permite que as instituições utilizem a gestão de projetos para a aplicabilidade prática no terceiro setor e nas empresas.
A coordenadora do curso, Tércia Duarte, destaca que “as empresas precisam ter consciência de uma devolutiva social. O retorno social perdeu aquele aspecto de mera caridade, os recursos são limitados e a sociedade precisa de mais equidade. Os projetos sociais são uma nova forma de enxergar e ter postura humanizada e é isso que o consumidor de modo geral espera das empresas. Não adianta ter um bom produto, uma boa estratégia de comunicação se não tiver uma devolutiva social no DNA das marcas”.
O ativismo social passou a ter um espaço relevante na formulação das estratégias corporativas. O gestor de projetos sociais hoje tem uma atuação fundamental para as organizações, ele é responsável por humanizar as ações e realizar a devolutiva social. Esse profissional tem sido bastante requisitado, por sua formação ampla consegue entender as dores da sociedade e conectar as partes interessadas aos seus interesses.
Para a gestão estratégica o ganho pode parecer num primeiro momento subjetivo e está totalmente relacionado à reputação da marca. A pauta da responsabilidade social e a governança corporativa está ligada inclusive ao fechamento de negócios que vão além da precificação.
O que esperar do curso?
O curso foi desenvolvido com características interdisciplinares que consideram as questões legais e a realidade do setor. Pretende agregar ao máximo, conhecimentos possíveis de aplicação no mercado de trabalho, na trajetória pessoal do aluno e melhoria dos serviços praticados por estas instituições atuantes na sociedade.
O Terceiro Setor mobiliza recursos humanos e materiais nas iniciativas para o desenvolvimento social, em conjunto com o Estado e o Mercado. As organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, associações e fundações de direito privado, que são entidades de interesse social precisam de especialistas em gestão de projetos.
Quem é o profissional que faz gestão de projetos sociais?
É uma pessoa que vai conseguir analisar quais são as licenças sociais que uma empresa privada ou instituição social possui e pensar na sua estratégia de negócio um orçamento para essa finalidade. Segundo a professora Tércia, o aluno que ingressar no curso “irá aprender a gerir pessoas, recursos e tempo e pode atuar tanto na iniciativa privada quanto na esfera pública e também pode ser um profissional autônomo que cria seus próprios projetos e apresenta para entidades interessadas”.
As empresas com postura de responsabilidade social são bem vistas no mercado em que atuam, independente da área. Para a coordenadora, "o profissional que tiver essa especialização, que for o gestor de projetos sociais, consegue atuar em qualquer área, desde que a empresa esteja um passo à frente e tenha a visão voltada para a necessidade dessa devolutiva social trabalhando junto às organizações na conscientização”.
Eixos de atuação
O aprimoramento e desenvolvimento de boas práticas no mercado tem cobrado práticas responsáveis, um maior engajamento das empresas e posicionamento em relação a várias temáticas. Alguns eixos em que um profissional de gestão de projetos sociais irá atuar são: ambiental, governança, social, diversidade, inclusão e equidade. Médias e grandes empresas percebem que as questões relacionadas a essas temáticas precisam ser implementadas com projetos nesta direção.
A coordenadora do curso de pós-graduação ressalta que “a média salarial inicial de um gestor de projetos sociais é cerca de dois mil e quinhentos reais, irá variar de acordo com o setor em que vai atuar, grandes empresas chegam a pagar em torno de dez mil para esse profissional”.
A elaboração de projetos sociais tem sido uma demanda muito latente do mercado atual. As empresas e instituições que têm um pensamento pautado na estratégia precisam entender qual é o tripé da devolutiva social, baseado na governança corporativa, na responsabilidade social e ambiental. Antenada a essa demanda a Faculdade Senac está com inscrições abertas para a pós-graduação em Elaboração e Gestão de Projetos Sociais.