Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados

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Objetivo

Atender a Legislação vigente (lei 10.097, de 19/12/2000). Este curso tem como objetivo o desenvolvimento de Jovens Aprendizes, encaminhados pelas empresas de comércio de bens, serviços e turismo, considerando os aspectos da aprendizagem que favorecem a formação de profissionais preparados para atuarem em um mundo de trabalho dinâmico, implementando alternativas educacionais renovadoras e flexíveis, propiciando a construção de uma cultura marcada pela iniciativa, autonomia, criatividade, responsabilidade e ética.

Programa

Realizar atividades de apoio aos processos de frente de caixa em supermercados;
Embalar e Empacotar mercadorias e produtos;
Realizar procedimentos de conferência de equipamentos, materiais e produtos no processo logístico;
Organizar estoques de equipamentos, materiais e produtos;
Orientar clientes em relação às mercadorias, produtos e serviços;
Abastecer o ponto de vendas com mercadorias e produtos;
Projeto Integrador da Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados 1;
Projeto Integrador da Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados 2;
Projeto Integrador da Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados 3;
Prática Profissional da Aprendizagem.

Público

Este curso se propõe a atender a legislação vigente para o desenvolvimento dos Jovens Aprendizes, encaminhados pelas empresas de comércio de bens, serviços e turismo para o cumprimento da Lei nº 10.097, de 19/12/2000, do Decreto-Lei nº 8.622 de 10 de janeiro de 1946, do Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005 e Portaria nº615 de 13 de dezembro de 2007, que regulamenta a contratação de aprendizes e dá outras providências o que dispõe sobre a aprendizagem dos comerciários, comprometidos com o estudo e a implementação de alternativas educacionais renovadoras, flexíveis com a construção de uma cultura marcada pela iniciativa,autonomia, criatividade, responsabilidade e ética.

Requisitos de Acesso

Para a efetivação das matrículas, serão necessários os seguintes documentos:
CTPS do Jovem Aprendiz devidamente preenchida (cópia):folha de rosto com a foto e o verso da folha de rosto:Qualificação civil, folha: Contrato de Trabalho com dados preenchidos(data do início do curso, no campo função deve ser colocada a palavra `Aprendiz`, seguida da função constante no Programa de Aprendizagem com correspondência na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), parte do contrato assinado, em observações gerais: preencher o início e término do curso e natureza do contrato: prazo determinado e registrar a Classificação Brasileira de Ocupação - CBO. (código referente à família ocupacional do segmento).
Para a efetivação das matrículas, serão necessários os seguintes documentos:
Ficha de encaminhamento do Jovem Aprendiz preenchido pela empresa;
Contrato Social e /ou procuração de quem assina pela empresa;
Contrato da empresa com o Jovem Aprendiz;
Comprovante de Endereço do aluno;
Comprovante de escolaridade do aprendiz (original), constando período em que o aluno estude. (Escolaridade mínima 7ª série do Ensino Fundamental);
Carteira de identidade ou certidão de nascimento (cópia)
1 Foto 3x4;
CPF;
Idade mínima de 14 anos completos e máxima de 24 anos incompletos no ato da matrícula. Não há limite máximo de idade para pessoas com deficiência;
Guia de recolhimento da GPS e GFIP da empresa.

Material Incluso

Livro - Relacionamento - Você e suas relações pessoais;
Livro - Trabalho - Você e suas relações profissionais;
Livro - Convivência - Você e suas relações sociais;
Livro - Gestão de Estoques;
Livro - Administração de cadeias de suprimentos e logística;
Livro - Logística: práticas, técnicas e processos de melhorias;
Livro - Além das gôndolas: como atua o promotor de vendas no supermercado;
Livro - Atendimento ao público na organização: quando o marketing de serviços mostra a cara;
Livro - Comunicação empresarial: etiqueta e ética nos negócios.

Informações Importantes

Documentação necessária:
CTPS do jovem Aprendiz devidamente preenchida(cópia);
Ficha de encaminhamento do jovem Aprendiz preenchida pela empresa;
Contrato Social e/ou procuração de quem assina pela empresa;
Comprovante de Endereço do aluno;
Comprovante de escolaridade do aprendiz(original),constando período em que o aluno estude;
Carteira de identidade ou certidão de nascimento(cópia).

Avaliação

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:
Avaliar o desenvolvimento das competências no processo formativo;
Ser diagnóstica e formativa;
Permear e orientar todo o processo educativo;
Verificar a aprendizagem do aluno, sinalizando o quão perto ou longe está do desenvolvimento das competências que compõem o perfil profissional de conclusão (foco na aprendizagem);
Permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem, devendo, portanto, prever momentos para auto avaliação e de feedback em que docente e aluno possam juntos realizar correções de rumo ou adoção de novas estratégias que permitam melhorar o desempenho do aluno no curso.
As menções adotadas no modelo pedagógico nacional reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem.
Menção por indicador de competência:
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:
- Durante o processo
Atendido A;
Parcialmente atendido PA;
Não atendido NA.
Ao final da unidade curricular
Atendido A;
Não atendido NA.
- Menção por unidade curricular:
Ao final de cada unidade curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao final da unidade curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da unidade curricular. As menções possíveis para cada unidade curricular são:
Desenvolvida D;
Não desenvolvida ND.
- Menção para aprovação no curso
Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).
Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente.
Aprovado - AP;
Reprovado - RP.
- Recuperação:
A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações - problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência.







Carga Horária

Teórica - prática: 480 horas

Prática Supervisionada: 604 horas.

Total: 1084 horas.

Metodologia

As aulas serão desenvolvidas utilizando-se a exposição participativa, simulação de situações com técnicas adequadas e recursos de aprendizagem.


Agenda de cursos Online

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