Este curso tem o objetivo de proporcionar aos participantes a aquisição de conhecimentos para operacionalizar o projeto SPED-Sistema Público de Escrituração Digital, seguindo as estratégias de implantação e implicações fiscais das esferas estaduais e federais.
Legislação Decreto nº 6.022 Sistema Público de Escrituração Digital (SPED);
Conceitos gerais do Sped fiscal;
Obrigatoriedade do Sped;
Livros fiscais substituídos pelo Sped;
Funcionamento do Sped;
Aspectos técnicos da escrituração: arquivo, assinatura digital e recepção;
Aspectos Técnicos da implantação: estratégia, desenvolvimento do Sistema e integração contribuinte/fisco;
Escrituração Fiscal Digital (EFD): ICMS e IPI;
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e);
Prazo para transmissão;
Retificações;
Arquivo Digital;
Certificação digital;
Sintegra e EFD.
Profissional da área - Contadores, Controllers, Chefes e Assistentes de Departamento Fiscal e Contábil, Advogados, Administradores, Profissionais que trabalham em Compras, Vendas, Faturamento e demais profissionais envolvidos com a matéria.
Idade mínima: 18 anos;
Escolaridade mínima: Ensino Médio Completo.
O participante deve ter conhecimento prévio em Escrituração fiscal.
Realizar teste de nível.
Este programa irá:
1. Promover à integração dos fiscos federal, estaduais e municipais, mediante a padronização e compartilhamento das informações contábeis e fiscais, respeitadas as restrições legais;
2. A racionalização e uniformização das obrigações acessórias para os contribuintes, com o estabelecimento de transmissão única de distintas obrigações acessórias de diferentes órgãos fiscalizadores e;
3. Tornar mais célere a identificação de ilícitos tributários, através da melhoria do controle dos processos, da rapidez no acesso às informações e da fiscalização mais efetiva das operações com o cruzamento de dados e auditoria eletrônica.
20 horas.