Administrador de Banco de Dados

Curso disponível em: 0 Unidade(s)
Objetivo

- Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo.
- Estimular nos alunos, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas.
- Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.
- Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem.
- Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.

Detalhamento do Programa

- Seleciona o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD), de acordo com as necessidades da aplicação.
- Planeja as etapas de instalação de Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD), conforme as especificações da aplicação.
- Define os procedimentos de instalação e configuração, executando seu processo de acordo com as especificações da aplicação.
- Cria a estrutura física de banco de dados, de acordo com os requisitos da aplicação e da modelagem de dados.
- Gerencia a permissão de acesso ao banco de dados, de acordo com o perfil do usuário e as políticas de acesso.
- Seleciona ferramentas de acompanhamento da performance, de acordo com as configurações do servidor e do banco de dados.
- Cria procedimentos de monitoramento, de acordo com a necessidade de desempenho de banco de dados.
- Elabora um plano de expansão dos recursos de sistema, conforme a necessidade do banco de dados
- Identifica falhas no Banco de Dados, de acordo com inconsistências, demandas e atualizações.
- Avalia o impacto da falha do banco de dados à aplicação, conforme dano à integridade dos dados, custo e tempo de manutenção.
- Estrutura script de correção e melhorias, mediante a desconformidade e as especificações do sistema.
- Avalia o plano de execução de consultas, de acordo com o tempo e custo de execução.
- Propõe alteração no acesso aos dados, de acordo com os relacionamentos físicos, estrutura e índices das tabelas.
- Cumpre as atividades previstas no plano de ação, conforme desafio identificado no tema gerador.
- Apresenta resultados ou soluções, de acordo com as problemáticas do tema gerador e objetivos do Projeto Integrador.

Mercado de Trabalho

- Atualmente, mais de 4 bilhões de pessoas têm acesso à tecnologia e aos bens de consumo por meio de cadeias de consumo globais e, com o volume de dados que é produzido, torna-se cada vez maior a quantidade de informações armazenadas por empresas e organizações de todos os portes e segmentos. Nesse contexto, a valorização do profissional que administra os bancos de dados no mercado de TI no Brasil é crescente. Conforme matéria publicada na Revista Exame , as perdas ocasionais de dados podem causar sérios prejuízos às empresas e, até mesmo, levá-las à falência . Além disso, em 2019, as consultorias Robert Half, Talenses, Page Personnel e a empresa Catho realizaram um levantamento sobre os cargos da área de tecnologia e constataram que esse profissional está entre os mais procurados na área de TI . Paralelamente ao processo de automatização de algumas tarefas de administração de dados, tem-se também a crescente demanda pelas integrações destes dados entre sistemas de BI e Big Data , o que estabelece novas atribuições de forma a avançar e expandir suas funções. Diante disso, estruturar e manter um banco de dados é uma tarefa que exige pesquisa e compreensão das necessidades da segurança de acesso, visando criar mecanismos que garantam a qualidade dos dados, o respeito aos direitos de propriedade intelectual e a sobrevivência do banco de dados . Esse conjunto de atribuições requer desse profissional constante atualização e estudo, tendo em vista a necessidade desse profissional ser capaz de prever problemas e antecipar soluções. Nesse cenário, justifica-se a oferta da Qualificação Profissional Administrador de banco de dados pela eminente necessidade de profissionais qualificados para atender às exigências de um mercado em permanente evolução.

Requisitos de Acesso

Requisitos de acesso:
- Idade mínima: 16 anos
- Escolaridade: Ensino Médio Incompleto
Documentos exigidos para matrícula:
- Documento de identidade.
- CPF.
- Comprovante de escolaridade.
- Comprovante de residência.

Carga Horária

200 horas

Informações Importantes

- Curso com aulas totalmente presenciais (100% Presencial)


Agenda de cursos Online

Não existem turmas disponíveis para este curso.
Avise-me quando disponível em outra unidade Quero ser avisado

Facebook
Twitter
Instagram
Atendimento On-line Segunda a sexta: 8h às 19h Sábado: 8h às 13h