- Formar profissionais com competência para integrar aos serviços de saúde aptos a promover a melhoria da qualidade no atendimento às urgências e emergências com redução da mortalidade e de sequelas.
Competências que compõem o perfil da especialização em serviços de urgência e emergência:
- Desenvolver e implementar ações de gestão na unidade de saúde.
- Planejar e executar planos de intervenções em urgência e emergência.
- Auxiliar na assistência de enfermagem em atendimentos de urgência e emergência.
- Projeto integrador.
- Idade mínima: 18 anos;
- Escolaridade: Ensino médio completo.
Documentos exigidos para matrícula
- Documento de identidade;
- CPF;
- Comprovante de escolaridade;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de conclusão do curso técnico em enfermagem.
- Atua em unidades de saúde 24 horas, pronto socorro, unidades de terapia intensiva, unidades de dor torácica e unidade de terapia intensiva neo natal, em conjunto com a equipe de enfermagem e demais membros da saúde, na prestação de cuidados aos clientes em situações críticas e emergenciais prevenindo agravos à saúde.
O especialista em urgência e emergência, presta assistência de enfermagem especializada a indivíduos, atuando na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença, em situações de urgência e emergência ou agravos à saúde que necessitem de cuidados, eliminando ou minimizando riscos de vida, evitando complicações e sequelas dos clientes.
- 300 horas.
Objetivo geral
- Formar profissionais com competência para integrar aos serviços de saúde aptos a promover a melhoria da qualidade no atendimento às urgências e emergências com redução da mortalidade e de sequelas.
Objetivos específicos
- Promover o desenvolvimento de ações de saúde que contribua para melhoria da qualidade de vida da pessoa em urgência e emergência.
- Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem.
- Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.
- Promover o desenvolvimento do aluno, por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo.
- Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.