Especialização Técnica de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva

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Objetivo

Formar profissionais com competência para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.

Requisitos de Acesso

• Idade mínima: 18 anos.
• Escolaridade: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem concluída.

Carga Horária

300 horas.

Metodologia

Orientações metodológicas específicas por Unidade Curricular.

UC1: Executar assistência de enfermagem sistematizada ao cliente em estado crítico
Os indicadores desta Unidade Curricular têm como objetivo desenvolver o profissional para o entendimento dos processos de assistência de enfermagem ao cliente adolescente e/ou adulto no ambiente de terapia intensiva. Com base nos elementos da competência, sugere-se que o docente utilize estratégias de aprendizagem que desenvolvam o olhar crítico, proativo e autônomo dos alunos.
As discussões por meio de estudos de caso são indicadas para o entendimento e o desenvolvimento da competência. Indica-se também que sejam trabalhadas práticas em laboratório, simulando atividades que visem a aproximar o aluno do cliente crítico, recomendando-se o uso de vídeos e/ou imagens, como dados de monitorização hemodinâmica instável e estável, avaliando-se, assim, a percepção do aluno.
Sugere-se também a realização de visitas técnicas a diferentes instituições com a finalidade de ambientação dos estudantes e de observação do ritmo e método de trabalho do profissional técnico em enfermagem. Assim, os alunos podem observar as diversas formas de prestar serviços de enfermagem especializada em cliente crítico.

UC2: Prestar assistência de enfermagem a clientes críticos em situações de urgência e emergência
Esta Unidade Curricular vai trabalhar a assistência de enfermagem ao cliente adolescente e/ou adulto em situações de urgência e emergência nas UTIs. Dessa forma, para apropriar os indicadores da competência, sugere-se que o docente realize atividades práticas em ambiente de laboratório, visando aproximar o estudante das situações de urgência e emergência que podem ocorrer com esses clientes.
Sugere-se a simulação de atendimento em casos de PCR (massagem, manipulação e diluição de fármacos, auxílio na ventilação) e desfibrilação (auxílio com cardioversor). O docente também poderá utilizar problematizações fictícias, proporcionando a discussão das diferentes maneiras de realizar a assistência de enfermagem.

UC3: Participar de programas de qualidade da assistência nas UTIs
Os elementos da competência desta Unidade Curricular têm como principal finalidade levar o aluno a conhecer os padrões de segurança e qualidade na assistência de enfermagem ao cliente adolescente e/ou adulto em estado crítico, bem como os padrões de segurança do cliente. Para que os indicadores dessa competência sejam apropriados, sugere-se que o docente apresente documentos técnicos das ferramentas de segurança do cliente e protocolos de certificação da qualidade utilizados nesses serviços.
Também é sugerido que apresente atividades descritivas que contribuam para a melhora da percepção do aluno, por meio de pesquisas, debates e seminários que proponham a melhoria dos serviços de saúde com base nos protocolos apresentados. O docente pode simular atividades que visem a aproximar o aluno do cliente em situação de agravo, com a necessidade de aplicar as diversas escalas usadas na UTI, bem como de reconhecer situações de eventos adversos.

UC4: Projeto Integrador especialização técnica de Enfermagem em unidade de terapia intensiva
Recomenda-se que os temas geradores sejam apresentados no início do curso. Os alunos devem selecionar o tema, podendo sugerir modificações ou acréscimos na proposta, cabendo aos docentes avaliar, juntamente com eles, a pertinência e a viabilidade das adequações. É essencial estabelecer o cronograma de trabalho, com etapas e prazos para as entregas.
Portanto, o Projeto Integrador é constituído pela produção dos alunos sistematizada ao longo do curso, em que são apresentados resultados consistentes e coerentes com o Perfil Profissional de Conclusão. Com base nos temas geradores, é possível desenvolver Projetos estruturados em patamares de complexidade distintos, envolvendo variadas abordagens e atividades inerentes à atuação profissional do técnico de enfermagem especialista em UTI, considerando os limites de atuação profissional.
De forma geral, é importante que as estratégias de ensino-aprendizagem abordem exemplos reais ou fictícios, próximos a situações de trabalho, como pesquisas em diferentes fontes, contato com especialistas da área, visitas técnicas e simulações. Cabe ressaltar que, na mediação dessas atividades, o docente deve possibilitar a identificação de problemas diversificados e desafiadores, orientar a busca de informações, estimular respostas inovadoras e criar estratégias que propiciem avanços, tendo em vista que a competência é desenvolvida pela prática em situações concretas.


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