Idade mínima: 16 anos.
Escolaridade: Ensino médio completo.
Este curso tem como objetivo desenvolver a seguinte competência: mapear o comportamento de consumo.
É destinado a profissionais de marketing e comunicação e demais que desejam atuar na área de pesquisa do consumo.
Comportamento de consumo: conceito, fundamentos e processos; perfil e identidade do consumidor; psicologia do consumidor e análise comportamental; tendências e inovações relacionadas ao comportamento de consumo; cultura de consumo global.
Tomada de decisão de compra: elementos e aspectos influenciadores (fatores socioculturais e situacionais); tipos de tomada de decisão (cognitiva, habitual e afetiva).
Pesquisa de mercado: conceito; pesquisas qualitativas e quantitativas; tipos de pesquisa de marketing (pesquisas exploratórias entrevistas, grupos de foco e técnicas de observação; pesquisas conclusivas descritivas e causais); fontes primárias e fontes secundárias; levantamento de dados (etapas, ferramentas, técnicas e estratégias); população e amostragem; tipos de perguntas; tipos de variáveis; tipos de escalas; organização e análise de informações de consumo; relatórios de apresentação de resultados.
Projeções de consumo: análise de demanda e ciclo de vida dos produtos/serviços; análise de necessidades e desejos de consumo; estratégias de vendas (planejamento e implantação); vantagem competitiva.
60 horas