Este curso tem como objetivo dar subsídios ao aluno para elaborar estratégias de gestão para seleção de práticas logísticas no e-commerce que viabilizem o gerenciamento de entregas e a integração entre diferentes canais de comercialização.
- Logística para o e-commerce: conceito, estratégias de gestão, processos e fases (compras, recebimento, armazenagem, separação, expedição e distribuição); gestão de transportes e fretes; custos logísticos no e-commerce.
- Serviço logístico ao cliente no e-commerce: conceito, elementos e estratégias; relação entre logística e marketing; processamento de pedidos; políticas de trocas de mercadorias (prazos e devoluções); legislação (Código de Defesa do Consumidor - Art. 49); satisfação e qualidade em serviços logísticos.
- Fluxo de produtos e mercadorias no e-commerce: ferramentas e modelos; recepção e conferência.
- Processo de compra e recebimento de insumos: estratégias, fluxos e ferramentas.
- Armazenagem e gestão de estoques de e-commerce: estratégias, softwares e ferramentas; produtos (tipos e características para estocagem); níveis de estoque (mínimo, médio e máximo); controle de reposição.
- Movimentação e distribuição de mercadorias no e-commerce: picking (tipos e processo de separação de mercadorias); envio de mercadorias; modais logísticos e fretes (correios, transportadora e outros); transporte (rastreamento e controle de entregas, tipos de coleta de mercadorias).
- Indicadores de desempenho logístico: conceito, métricas, cálculos e painéis de controle.
Requisitos de acesso:
- Idade mínima: 16 anos.
Documentos exigidos para matrícula:
- Documento de identidade.
- CPF.
- 42 horas.
Checklist de requisitos para gestão logística e fluxo da operação logística de um e-commerce de um aluno ou grupo de alunos.