Este curso tem como objetivo oferecer subsídios aos alunos para a precificação de produtos e serviços, considerando aspectos financeiros e mercadológicos das organizações comerciais.
- Precificação: importância; tipos de preços de venda.
- Diferenciais estratégicos na formação do preço de venda e a relação entre preço de venda e demanda e concorrência.
- Tributação sobre vendas: impactos na formação de preço de venda.
- Classificação dos desembolsos para a formação de preço de venda: tipos de custos (fixo e variável, direto e indireto) e despesas.
- Tipos de documentos para formação de preços de venda: nota fiscal, folha de pagamento e relatórios gerenciais.
- Mark up: definição e cálculos.
- Relação entre custo, volume e lucro margem de contribuição e ponto de equilíbrio.
Requisitos de acesso:
- Idade mínima: 16 anos.
Documentos exigidos para matrícula:
- Documento de identidade.
- CPF.
- 15 horas.
Estudo de precificação de um produto ou categoria de produto do comércio de um aluno ou grupo de alunos.