Este curso tem como objetivo dar subsídios aos alunos para a análise de dados, utilizando ferramentas de Business Intelligence no planejamento e execução de ações voltadas à melhoria de resultados no varejo.
É destinado a profissionais de marketing e comunicação, assim como demais profissionais em cargos de liderança e empreendedores.
Idade mínima: 16 anos.
Escolaridade: Ensino médio completo.
Inteligência de mercado - Business Intelligence (BI): conceito, aplicação e estratégias; criatividade e inovação (conceito, aplicabilidade, estratégias e ferramentas); Business Intelligence (BI) aplicada ao comércio.
Dados externos: tipos de informação (primária e secundária); fontes de informação (formais e informais).
Dados internos: modelagem de banco de dados e preparação da informação; tipos de informação nos diferentes níveis de organizações comerciais (nível estratégico, nível tático e nível operacional).
Análise de dados de Business Intelligence (BI): planejamento, coleta e organização de dados; metodologias e técnicas de análise na geração de conhecimento estratégico (informação completa, informação incompleta e incertezas); indicadores-chave para Business Intelligence (BI).
Inteligência integrada: inteligência estratégica, inteligência antecipativa, inteligência competitiva, inteligência de marketing e inteligência em vendas.
Identificação de necessidades de inteligência: tópicos-chave de inteligência - key intelligence topics KITs (conceito, definição e aplicação); questões-chave de inteligência - key intelligence questions KIQs (conceito, definição e aplicação).
Inteligência de mercado e tomada de decisão: relações e impactos; casos de aplicabilidade da inteligência de mercado (segmentação comercial, posicionamento mercadológico e precificação, definição da demanda e portfólio de produtos, decisões de logística, e comunicação e marketing).
30 horas