Programação em Java com Orientação a Objetos

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Objetivo

Oferecer aos participantes ferramentas e habilidades que proporcionem o desenvolvimento de soluções para desktops.

Programa

1.Configura a interface, comandos e seus elementos de acordo com os padrões da linguagem;
2.Cria e codifica algoritmos, considerando estruturas lógicas;
3.Compila e debuga algoritmos, conforme otimização e reparação de erros;
4.Desenvolve algoritmos dentro do paradigma de orientação a objetos (OO);
5.Produz interface gráfica utilizando biblioteca da linguagem;
6.Cria bancos de dados, de acordo com os padrões de modelagem;
7.Executa ações de manipulação de dados utilizando comandos SQL;

Público

É destinado a profissionais e interessados em atuarem na criação softwares com soluções práticas para problemas, que existem desde micro até grandes empresas, e que podem ser automatizados, resultando assim em vários benefícios.

Requisitos de Acesso

- Idade mínima: 15 anos
- Escolaridade: Ensino fundamental completo.

Detalhamento do Programa

História do Java: contexto, evolução (características) e histórico das versões;
Estrutura da linguagem: conceito da estrutura principal, Java Virtual Machine (JVM);
Bibliotecas Java: o que são e o que representam dentro da linguagem, as principais bibliotecas;
O método main: o principal método da linguagem;
Tipos de variáveis: tipos primitivos e variáveis de referência;
Tamanhos de variáveis e seus tipos: BYTE, SHORT, INT, LONG, FLOAT, DOUBLE, CHAR, BOOL.
Operadores relacionais: operadores AND e OR;
Estruturas Condicionais: estruturas de tomada de decisão (IF/ELSE) e estrutura de escolha (SWITCH);
Estruturas de Repetição: estruturas de reprodução de blocos de códigos FOR e WHILE;
Estruturas de dados: manipulação de vetores e matrizes de dados;
Ferramenta debug: analisar algoritmos desenvolvidos para encontrar e reparar erros;
Paradigma orientação a objetos: o que é e quais são suas vantagens;
Classes e objetos: manipulação de classes para geração de objetos;
Métodos e atributos: o que são métodos e atributos para uma classe;
Encapsulamento: porque encapsular dados dentro das classes;
Parâmetros e retornos: passagem de parâmetros e tipos de retornos de métodos;
Herança e Polimorfismo: superclasses, subclasses e classes abstratas;
Sobreposição de métodos: o uso de métodos com diferentes passagens;
Prevenção de comportamentos: bloco try/catch/finnaly;
Framework: desenvolvimento em nível de produção com alta escalabilidade;
Swing: uso da biblioteca de recursos visuais para criação de telas funcionais;
Linguagem SQL: surgimento e características;
Ferramentas: gerenciamento e modelagem do banco de dados;
Comandos SQL: CREATE, INSERT, DELETE, UPDATE, SELECT, WHERE, AND, etc.
Índices: chave primária, estrangeira e única;
Documentação: relatos detalhados do que está sendo desenvolvido;

Teste de Nível

O aluno precisa demonstrar que cursou Lógica de Programação ou atestar seus conhecimentos através da realização de Teste de Nível que contempla as experiências:
- Lógica de Programação (raciocínio lógico).

Carga Horária

84 horas


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Atendimento On-line Segunda a sexta: 8h às 19h Sábado: 8h às 13h