Objetivo geral:
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
Objetivos específicos:
Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo;
Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos;
Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas;
Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem;
Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.
O Técnico em Redes de Computadores é o profissional que projeta e supervisiona a implantação dos ativos e passivos da infraestrutura física e lógica de uma rede cliente/servidor, visando a confiabilidade, integridade e disponibilidade dos dados na rede. Também realiza a instalação, configuração e manutenção dos dispositivos de rede, como roteadores, switches, dispositivos de redes sem fio e demais equipamentos de rede. Faz a implementação e administração de sistemas operacionais em redes cliente/servidor alinhado com os planos de negócios da empresa, obedecendo as regras das políticas de segurança da empresa, legislações vigentes e preservação ambiental.
O profissional habilitado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no Eixo Tecnológico Informação e Comunicação cuja natureza é comunicar, e pertence ao segmento de Informática.
A seguir estão as competências que compõem o perfil do Técnico em Redes de computadores:
Planejar e executar a instalação de redes locais de computadores.
Planejar e executar a manutenção de redes locais de computadores.
Planejar e executar a instalação, a configuração e o monitoramento de sistemas operacionais de redes locais (servidores).
Implementar protocolos de rede em roteadores e switches.
Implementar roteamento e switching.
Planejar e executar a manutenção de servidores.
Implementar cabeamento estruturado e telefonia IP.
Implementar política de administração de redes e serviços de disponibilidade.
Planejar e implementar a segurança física e lógica em redes de computadores
Planejar e implementar a segurança em redes sem fio.
Planejar e implementar a criptografia de dados e certificados digitais
Planejar e implementar a segurança em servidores Windows e Linux.
Implantar etapas de gerenciamento de projetos e governança de processos em TI.
Requisitos de acesso:
Idade mínima: 15 anos completos.
Escolaridade: 1º ano do Ensino Médio Cursando.
Documentos exigidos para matrícula:
Documentode identidade;
CPF;
Comprovante de escolaridade;
Comprovante de residência.
Quando a oferta desse curso ocorrer por meio de parceria, convênio ou acordo de cooperação com outras instituições, deverão ser incluídas neste item as especificações, caso existirem. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal, este portando documento de identidade e CPF.
A chamada Sociedade da Informação, que se configurou no séc. XX tem como marco o aprimoramento de duas tecnologias: os computadores e a Internet. As aplicações de tecnologias de redes de computadores na sociedade moderna têm crescido de forma tal que, atualmente, quase todos os dispositivos estão interligados em redes (desde um simples smartphone até servidores de alto processamento), uma vez que a Internet está mais acessível à população. As redes Wi-Fi, por exemplo, estão disponíveis em muitos estabelecimentos comerciais, proporcionando, assim, conexão instantânea aos usuários. Qualquer acontecimento pode ser acompanhando pela web em tempo real.
A implementação de tecnologias que suportam tanta inovação, entretanto, requer profissionais qualificados. Segundo estudos do IDC , o Brasil terá déficit de 290 mil profissionais capacitados na área de tecnologia no Brasilnos próximos anos. Essa pesquisa aponta para um cenário preocupante no país: a falta de mão de obra qualificada no mercado das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação), de uma maneira geral. Segundo Jordi Botifoll , presidente da Cisco para a América Latina e vice-presidente sênior nas Américas, `Estamos nos movendo rapidamente para uma era de digitalização acelerada, onde a tecnologia conecta tudo - pessoas, processos, dados e coisas. E estas conexões irão criar um impacto sustentável para a sociedade em todos os aspectos.
O profissional que trabalha com redes de computadores é flexível no que diz respeito às opções em que pode atuar no mercado de trabalho. Os conhecimentos adquiridos durante o curso e ao longo de sua carreira, abrem um leque de ramos de atuação em que o profissional pode atuar. De arquiteto de soluções a administrador local de uma rede de computadores, podendo atuar em várias funções.
Nesse contexto, o Técnico em Redes de Computadores, desenvolve profissionais com habilidades técnicas e espírito empreendedor, capazes de compreender as especificidades deste curso sem perder a visão integral do ser humano, necessária para as infinitas possibilidades de evolução do mercado.
1000 horas
O profissional habilitado pelo Senac tem como Marcas Formativas:
- Domínio técnico-científico;
- Visão crítica;
- Atitudes empreendedora, sustentável e colaborativa;
- Atua com foco em resultados.
Essas Marcas Formativas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania.