Operador de Caixa

Curso disponível em: 0 Unidade(s)
Objetivo

- Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.

Programa

- Orientar aos clientes em relação às mercadorias, produtos e serviços.

- Organizar e realizar a abertura e fechamento do caixa, assim como os processos de registro da venda de produtos/serviços.

Requisitos de Acesso

- Escolaridade: Ensino médio incompleto.

- Idade mínima: 16 anos.

Documentos exigidos para matrícula:

- Documento de identidade;

- CPF;

- Comprovante de escolaridade;

- Comprovante de residência.

Detalhamento do Programa

- Técnicas e tipos de atendimento: abordagem, postura, cumprimento, cordialidade, gentileza, proatividade, expressão corporal e facial.
- Inteligência Emocional para qualidade do atendimento ao cliente.
- Comportamento do Consumidor: conceitos, tipos e fatores que influenciam a compra.
- Legislações: Código de defesa do consumidor (CDC), atendimento inclusivo e cidadão para idosos, crianças, pessoas com deficiência e gestantes e atendimento que respeite a diversidade étnica, religiosa e de gênero.
- Elementos de comunicação: contexto, emissor, receptor, canal, mensagem, ruídos e feedback.
- Técnicas de vendas: etapas e tipos de vendas.
- Estrutura organizacional: organograma funcional e suas inter-relações.
- Relações de trabalho no contexto do comércio de bens, serviços e turismo.
- Equipamentos, utensílios e materiais: tipos, características, funções, higienização, conservação e operacionalização.
- Hardware: conceito e características.
- Sistemas operacionais do Operador de Caixa.
- Operações matemáticas básicas: adição, subtração, multiplicação, divisão, desconto e juros simples.
- Conferência de mercadorias e produtos em exposição na estação de trabalho.
- Definição e aplicação: abertura do sistema; formas de controle e registro do fundo de caixa; rendição; sangria; fechamento – conferência do movimento diário a partir do relatório de caixa e organização das formas de pagamento.
- Norma regulamentadora ABNT NBR (NR 17): ergonomia.
- Calculadora financeira: tipos, características, funcionalidades e aplicação básica.
- Código de Defesa do Consumidor: direitos e deveres do consumidor.
- Princípios do desenvolvimento sustentável: pilares, princípios ambientais, 3Rs, descarte consciente, 5Ss, logística reversa.
- Identificação de cédulas falsas e técnicas de identificação de cartões (comportamento clientes).
- Produtos e serviços: conceito, tipos, características, manuseio, conferência, embalagens, preços, ofertas e promoções.
- Operações com formas de pagamento: dinheiro, cheque, cartão, tíquete.
- Tipos e características de registros de mercadorias: padrão de código de barras – EAN: formas de identificação, código interno, registro, pesáveis e consulta de preço.
- Consulta de preço de produtos.
- Procedimentos para devolução e cancelamento de cupom fiscal, estorno, troca e cancelamento de compra de mercadorias.
- Relatórios do operador de caixa: tipos, características, formas de preenchimento e arquivamento.

Carga Horária

- 160 horas.


Agenda de cursos Online

Não existem turmas disponíveis para este curso.
Avise-me quando disponível em outra unidade Quero ser avisado

Facebook
Twitter
Instagram
Atendimento On-line Segunda a sexta: 8h às 19h Sábado: 8h às 13h